Todas por uma: operadoras se unem para construir rede 4G

Por Redação | 17 de Outubro de 2012 às 14h00

Depois de perceberem que a coisa não ia andar muito rápido se cada uma seguisse um caminho, as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e TIM se uniram para compartilhar a infraestrutura da rede 4G no Brasil. Esta também foi uma requisição do Ministério das Comunicações para acelerar o processo de implantação do serviço no país.

Segundo a ComputerWorld, as empresas assinaram um Termo de Compromisso para firmar o acordo. A medida irá ajudar a promover a expansão dos acessos, a ampliação da cobertura e a oferta de serviços modernos de telecomunicações. Atualmente, a falta de antenas 4G é o que mais preocupa as operadoras.

O documento assinado pelas companhias visa, além do compartilhamento de infraestrutura, agilizar o processo de licenciamento municipal para instalação da rede - um procedimento muito burocrático -, e também reduzir o impacto urbanístico que as antenas podem causar. Essa foi a maneira encontrada pelas operadoras para conseguir cumprir as metas estabelecidas, principalmente devido à Copa do Mundo no Brasil.

As quatro empresas assumiram o compromisso de dar agilidade aos processos internos de decisão e execução de compartilhamento, além de viabilizar a continuidade dos investimentos em telecomunicações.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.