Publicidade

Falta de antenas 4G pode ser um problema na Copa de 2014

Por| 26 de Setembro de 2012 às 10h35

Link copiado!

Falta de antenas 4G pode ser um problema na Copa de 2014
Falta de antenas 4G pode ser um problema na Copa de 2014

Um problema que já enfrentamos com o sinal dos aparelhos celulares também vai atrapalhar o caminho do 4G no Brasil: a falta de antenas. A principal preocupação das operadoras de telefonia do país é a Copa de 2014, pois nessa época, a demanda pelo serviço vai aumentar consideravelmente com a chegada dos visitantes internacionais.

Em 2013 já teremos a Copa das Confederações aqui no Brasil, e as operadoras terão que oferecer os serviços de 4G em todas as cidades que vão sediar jogos. Em julho, as quatro maiores operadoras de telefonia do país - TIM, Oi, Vivo e Claro - venceram a licitação pelas licenças para operar na frequência destinada ao 4G no país.

Quem trouxe essa informação foi a agência de notícias Reuters, que ouviu o "desabafo" dos executivos da Vivo e da TIM durante um evento na Fiesp.

"Essa é uma das grandes preocupações que temos com 4G. O problema não é algo que vai se manifestar em 2013, mas já para dezembro do mesmo ano, começa a preocupar um pouco a disponibilidade e novos sites (de antenas)", afirmou o presidente da Telefônica Vivo, Antonio Carlos Valente.

Continua após a publicidade

O diretor de Inovação Técnica da TIM, Janilson Bezerra da Silva Junior, concorda que a maior preocupação não está no próximo ano, mas principalmente nas diversas legislações municipais que podem burocratizar as instalações.

O setor de telefonia acredita que seja necessário triplicar o número de antenas que existem atualmente, e, para isso, o governo está tentando diminuir os entraves do processo.