Telefônica e Claro fecham parceria para compartilhamento de rede 4G

Por Redação | 06 de Março de 2013 às 11h45

Depois das operadoras TIM e Oi confirmarem nova parceria para compartilhamento de rede, a Telefônica Brasil anunciou nesta terça-feira (5) que fechou um acordo com a Claro para o compartilhamento de infraestrutura e redes da internet móvel da quarta geração. As informações são da agência de notícias Reuters.

O documento de acordo das duas companhias afirma que elas irão trabalhar juntas na construção e no compartilhamento de infraestrutura de redes de transmissão e no backhaul - parte conectada à rede principal - ao longo dos próximos três anos. O acordo abrange tanto a rede 3G como a 4G. "Este acordo tem como intuito otimizar os custos de investimento, operação e manutenção de suas redes e a prestação dos seus serviços aos clientes, aprimorando a cobertura em 4G, frequência que exigirá uma quantidade maior de sites", afirmou a Telefônica em nota oficial.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) defende e incentiva o compartilhamento de redes e infraestrutura entre operadoras de telefonia em uma tentativa de acelerar a chegada da conexão 4G aos brasileiros e, principalmente, com a proximidade de grandes eventos como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.