Telefônica e Claro fecham parceria para compartilhamento de rede 4G

Por Redação | 06.03.2013 às 11:45

Depois das operadoras TIM e Oi confirmarem nova parceria para compartilhamento de rede, a Telefônica Brasil anunciou nesta terça-feira (5) que fechou um acordo com a Claro para o compartilhamento de infraestrutura e redes da internet móvel da quarta geração. As informações são da agência de notícias Reuters.

O documento de acordo das duas companhias afirma que elas irão trabalhar juntas na construção e no compartilhamento de infraestrutura de redes de transmissão e no backhaul - parte conectada à rede principal - ao longo dos próximos três anos. O acordo abrange tanto a rede 3G como a 4G. "Este acordo tem como intuito otimizar os custos de investimento, operação e manutenção de suas redes e a prestação dos seus serviços aos clientes, aprimorando a cobertura em 4G, frequência que exigirá uma quantidade maior de sites", afirmou a Telefônica em nota oficial.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) defende e incentiva o compartilhamento de redes e infraestrutura entre operadoras de telefonia em uma tentativa de acelerar a chegada da conexão 4G aos brasileiros e, principalmente, com a proximidade de grandes eventos como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014.