TIM e Oi fecham parceria para compartilhamento de antenas da rede 4G

Por Fernanda Morales | 27 de Março de 2013 às 13h25

A operadora TIM enviou nesta terça-feira (26) à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) um documento com o acordo firmado com a operadora Oi para o compartilhamento de antenas da rede de internet móvel da quarta geração (4G). A empresa espera que o acordo seja aprovado pelo órgão em poucas semanas. As informações são da Agência Brasil.

"Às vezes uma torre não tem espaço, então coloca-se apenas uma antena que trabalha com as duas frequências das operadoras. Para o cliente final é imperceptível, mas torna os investimentos mais eficientes e resolve problemas de urbanismo e de falta de espaço físico [para a instalação de antenas]", afirmou Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM.

O executivo ainda ressaltou que o documento define as responsabilidades de cada empresa dentro do acordo de compartilhamento de antenas, principalmente, sobre a qualidade do serviço que chegará ao consumidor final. Girasole afirmou que o acordo também permite que as operadoras aprimorem e incrementem sua infraestrutura, de forma independente da outra para melhorar seus serviços e cobertura.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Marcio Girasole acredita que o compartilhamento das antenas com a Oi comece a valer em abril deste ano e, neste primeiro momento, funcionará apenas nas cidades que irão sediar a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano. A Anatel, por sua vez, também tem interesse em acordos de compartilhamento para expandir a rede 4G no país e também no cumprimento do cronograma do órgão, que prevê que até dezembro deste ano a rede esteja funcionando em todas as cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.