Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Copa do Mundo 2014 não deve ter rede 4G para estrangeiros, afirma Anatel

Por| 12 de Abril de 2013 às 12h05

Link copiado!

Copa do Mundo 2014 não deve ter rede 4G para estrangeiros, afirma Anatel
Copa do Mundo 2014 não deve ter rede 4G para estrangeiros, afirma Anatel
Tudo sobre Anatel

João Rezende, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), afirmou em entrevista à agência de notícias Reuters que a rede de internet móvel da quarta geração (4G) na faixa de 700MHz não deverá estar disponível até o início dos jogos da Copa do Mundo de 2014. A faixa, usada pela televisão analógica no país, começará a ser liberada em 2015.

Durante a competição, a faixa que será utilizada para a transmissão de dados na rede 4G será a de 2,5GHz, o que poderá afetar muitos turistas que chegarem ao Brasil com seus celulares. A frequência de 700MHz é usada para a transmissão da quarta geração em diversos países do mundo e com apenas a de 2,5GHz funcionando, muitos turistas terão que utilizar o 3G em seus dispositivos - a faixa de 2,5GHz, leiloada no último ano para a utilização no 4G, não é compatível com a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado.

O presidente da agência ainda afirmou que acredita que os turistas que visitarão o país durante a Copa não devem sobrecarregar a rede 3G, citando que muitos fabricantes estão produzindo aparelhos móveis que operam em diversas faixas para evitar problemas de transmissões. "As pessoas acabam comprando o chip aqui. Fora as transmissões corporativas, um consumidor normal vai fugir das tarifas do roaming. A barreira não é tecnológica, é financeira", afirmou Rezende.

A faixa de 700MHz deverá ser leiloada somente em janeiro de 2014, o que irá impedir sua implementação até junho quando se iniciam os jogos da competição mundial. E nesta semana, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) afirmou que a instalação da rede 4G nos estádios que sediarão a Copa das Confederações 2013 está atrasada.