Publicidade

5G no Rock In Rio é 3 vezes mais rápido que média da internet fixa do Brasil

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Rock in Rio 2024 contará com uma operação especial da TIM para atender as centenas de milhares de fãs que passarão pela Cidade do Rock, no Rio de Janeiro (RJ), a partir desta sexta-feira (13). A operadora instalou cerca de 90 antenas com a tecnologia 5G, que garantiram uma velocidade de download de aproximadamente 600 Mb/s em testes realizados pelo Canaltech nesta quarta-feira (12), durante o evento teste do festival.

A marca é quase três vezes maior em comparação com a velocidade da banda larga fixa brasileira, cuja média de download nesse tipo de conexão é de 165,5 Mb/s, de acordo com dados do Speedtest de julho de 2024.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em entrevista ao Canaltech, o diretor da rede da TIM Brasil, Homero Salum, informou que a velocidade depende de uma série de fatores, especialmente o volume de pessoas presentes durante o evento, o que impacta diretamente o tráfego na rede.

“A gente imagina que vai ter em torno de 120.000, 130.000 pessoas por dia”, observa. “A depender do market share, a gente vai ter velocidades de pico superando um 1 Gb/s.”

Para termos de comparação, esse pico de velocidade no 5G esperado por Salum é o dobro do que a maioria das operadoras nacionais oferecem via fibra óptica entre planos de entrada nas grandes capitais brasileiras. Ao todo, segundo a produção do Rock in Rio, são aguardadas 700 mil pessoas na edição de 2024, que comemora os 40 anos do festival.

Cabe ressaltar que outras companhias também vão oferecer serviços de telefonia móvel normalmente na Cidade do Rock. Conforme observado pelo CT no mapa de cobertura disponível no site das prestadoras, tanto a Claro quanto a Vivo oferecem 3G, 4G e 5G no Parque Olímpico, onde será realizado o evento.

A TIM também disponibilizará outras conexões além do 5G para atender celulares sem suporte à tecnologia. 

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Qual a DIFERENÇA entre as redes 4G e 5G?

Continua após a publicidade

Antenas pela Cidade do Rock

O resultado é fruto de uma aposta em novas tecnologias para garantir que os clientes da operadora mantenham o uso da rede sem gargalos mesmo em momentos de grande demanda, como a publicação de fotos e vídeos em redes sociais.

Para isso, a operadora disponibilizou 86 antenas para atender o público em pontos estratégicos, incluindo locais onde haverá as maiores concentrações, como o Palco Mundo e o Palco Sunset.

Continua após a publicidade

Essa infraestrutura está disponível tanto nos próprios palcos quanto em instalações da Cidade do Rock, como postes para iluminação e para abrigar caixas de som, de maneira discreta. 

Também há estações posicionadas dentro das casinhas da estrutura de palco do Espaço Favela e em seis totens espalhados pelo Parque Olímpico que auxiliam as pessoas a se localizarem através de mapas.

No segundo caso, a operadora ainda trabalha com um tipo de antena que opera em duas frequências: 2,6 GHz e 3,5 GHz. O executivo ressalta que o equipamento garante 30% mais de cobertura e 50% mais de capacidade para abrigar conexões simultâneas.

Continua após a publicidade

“A gente fez um projeto de atendimento bastante robusto, utilizando nova tecnologia e antenas modernas”, afirma Salum. “Estamos utilizando uma antena dual 5G que é o primeiro uso na América Latina, com frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz.”