Publicidade

Cintiq 16 Pro: Wacom anuncia mesa digitalizadora compacta e 4K para o Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Wacom
Divulgação/Wacom

Antes do iPad surgir e oferecer uma proposta mais popular para desenhos artísticos, profissionais voltados à arte digital estavam mais acostumados à utilização de mesas digitalizadoras. A Wacom é um dos principais nomes do mercado, e se prepara para trazer um novo dispositivo para os artistas gráficos brasileiros em breve.

A empresa está anunciando a chegada da Wacom Cintiq Pro 16. Como o nome sugere, são 16 polegadas para desenho em um display de definição Ultra HD, havendo ainda cobertura para padrão de cores Adobe RGB em 98%.

Continua após a publicidade

Se você não está familiarizado com mesas digitalizadoras, é importante destacar que elas precisam estar conectadas a um Mac ou Windows — a operação não é autônoma. Esta conexão se dá por portas USB-C ou HDMI, já que o dispositivo traz ambos os padrões.

Para quem vai usar apenas as stylus compatíveis, há possibilidade de desabilitação do touchscreen para evitar esbarrões das mãos com um atalho que fica em uma botão físico no topo da Wacom Cintiq Pro 16. Há mais oito botões programáveis para comandos personalizados — função chamada aqui de ExpressKeys.

O kit da mesa digitalizadora inclui uma caneta Wacom Pro Pen 2, com 13 pontas e suportes para organização do material. A empresa declara que o novo modelo vai oferecer quatro vezes mais precisão e sensibilidade que a geração anterior, o que vai gerar sensação de desenho “natural”.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

Na caixa o usuário vai encontrar cabos USB-C com saída USB-A, USB-C com saída USB-C, cabo HDMI, adaptador de tomada e cabo de alimentação. De brinde, sem custo adicional, uma flanela para limpeza.

A Wacom se prepara para lançar o Cintiq Pro 16 no primeiro trimestre de 2022, mas durante a Black Friday deve promover ofertas pontuais de disponibilização.

A empresa não declarou quanto irá cobrar pela mesa digitalizadora e demais informações sobre o lançamento. Vale lembrar que a linha conta também com tamanhos de 24 e 32 polegadas para quem deseja uma área de trabalho ainda maior e não se importa em abrir mão da portabilidade.