Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Wacom Intuos S | Mesa digitalizadora compacta, mas de alta precisão

Por| Editado por Léo Müller | 10 de Setembro de 2021 às 13h45

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A Wacom possui uma linha bem variada de mesas digitalizadoras, com modelos que atendem as mais variadas necessidades dos profissionais e amantes das artes digitais. Entre os produtos mais acessíveis, a Wacom Intuos S ganha destaque por reunir alta qualidade e preço acessível numa combinação de recursos que fornece facilidades para os ilustradores mais exigentes.

Na atual linha da fabricante, a One by Wacom ocupa a posição de entrada, enquanto a Wacom Intuos S se encaixa numa posição intermediária entre a mais básica e as mesas digitalizadoras mais robustas — e com preços mais salgados, é claro. Aqui, temos uma versão com melhores recursos, mas que ainda mantém o tamanho compacto de sua irmã mais acessível.

A Wacom Intuos S CTL4100 tem botões de funções dedicadas, caneta de precisão elevada com 4.096 níveis de pressão e compatibilidade entre sistemas e softwares de ilustração, edição e criação (incluindo pacotes alternativos). Com uma caneta que também conta com botões de função, a Intuos promete muitas facilidades no dia a dia, mas será que vale o investimento?

Continua após a publicidade

Prós

  • Tamanho reduzido
  • Precisão elevada
  • Botões de função
  • Caneta não tem bateria

Contras

  • Cabo não é USB-C
Continua após a publicidade

Visual e especificações

A Intuos de código CTL4100 é uma mesa digitalizadoras de tamanho pequeno, pertencente a uma linha já consagrada da Wacom. Assim, não é surpresa alguma que esta versão incorpore várias das principais características que fizeram a marca ter o prestígio atual. Apesar de simples em sua composição, a Wacom Intuos S apresenta alta qualidade e capricho nos detalhes.

A Intuos é bastante compacta, mas entrega espaço de sobra para acomodar uma área interativa confortável para utilização intensiva. Com acabamento todo na cor preta, este é um dispositivo muito discreto, que chama atenção apenas pelos pontos brancos da área de desenho e os botões de função posicionados logo acima desta região.

Continua após a publicidade
  • Dimensões (L x C x E): 20,0 x 16,0 x 0,88 cm
  • Área ativa (L x C): 15,2 x 9,5 cm
  • Peso: 230 g
  • Peso da caneta: 11,2 g (incluindo três pontas)

Próximo aos botões, a Intuos apresenta um pequeno LED, que quando aceso brilha na cor branca. Trata-se de um componente que serve apenas para informar que o produto está ligado. Na parte de baixo, a Wacom Intuos conta com quatro pezinhos emborrachados, que dão a estabilidade necessária na hora do uso intenso.

A Wacom Intuos S é compacta, mas conta com interface de alta precisão e botões de funções deidados para profissionais que necessitam agilizar sua rotina
Continua após a publicidade

A nova Wacom Intuos é conectada ao computador através de uma porta USB, que numa ponta tem conexão do tipo micro USB e na outra do Tipo A. O comprimento do cabo é de 1,5 metro e o conector é em L, o que permite melhor posicionamento do cabo. A única consideração é que já seria bem-vinda uma porta USB do Tipo C, facilitando a conectividade com produtos mais recentes.

Diferenciais diversos

A Wacom Intuos Small CTL4100 garante desenhos de melhor qualidade, graças a superfície lisa com material de alta qualidade e a caneta que conta com 4.096 níveis de pressão, o que possibilita um traçado de alta precisão. A resolução da Intuos é de 2.540 linhas por polegada, o que é ideal para mesas digitalizadoras de porte reduzido, pois ela permite desenhar com alto nível de detalhamento.

Continua após a publicidade

Para interação, a Wacom Intuos conta com uma caneta digital sensível à pressão, que não usa bateria ou pilhas, bem como é totalmente sem fio. Ela ainda vem com 3 pontas do tipo padrão adicionais para reposição.

Experiência de uso

Assim como acontece com a One que já testamos aqui no Canaltech, a Wacom Intuos não funciona de maneira apropriada sem os drivers oficiais, isto pelo menos no Windows. O sistema reconhece o produto e usa um driver genérico, porém não há qualquer interação entre a caneta e o cursor, de modo que é preciso fazer o download do software no site da fabricante.

Após instalar o driver oficial, podemos realizar a configuração da mesa digitalizadora e da caneta. Há diversas opções para ajustar a sensibilidade da ponta (que muda a pressão), os comandos dos botões da caneta, a área de mapeamento e as funções dos botões ExpressKey na mesa digitalizadora.

Continua após a publicidade

Nos botões físicos é possível incluir uma série de atalhos diferentes, que vão desde comandos como “Desfazer” e “Capturar tela”, ativação de teclas como “Windows” ou combinações como “Alt + Tab” (para alternar entre apps), até funcionalidades do Photoshop, o que dá acesso a um menu com recursos práticos deste aplicativo e de outros.

Durante os testes, eu usei o programa Affinity Designer para desenhar e os resultados foram muito bons, já que com a precisão elevada e os diferentes níveis de pressão, é possível ter ótimo controle sobre o traçado. Com as configurações da Intuos é possível criar desenhos mais realistas, já que os níveis de pressão adicionais permitem um traçado mais parecido com o de lápis tradicional.

A caneta da Wacom Intuos S entrega boa precisão, fora que ela é confortável para o uso prolongado
Continua após a publicidade

Assim como a One, a Wacom Intuos S tem uma área interativa reduzida, aliás, o tamanho é exatamente o mesmo. Este pode ser um agravante para profissionais que estão acostumados com mesas digitalizadoras maiores. Particularmente, eu prefiro a superfície de menores dimensões, pois consigo finalizar curvas em um espaço mais curto, porém isso depende de cada profissional.

Apesar de ser uma mesa digitalizadora mais avançada, a Wacom Intuos S não pode ser utilizada com os dedos e recursos multitoque, ou seja, a única forma de interação é com a caneta. Por outro lado, ela funciona como dispositivo de entrada, logo é possível usar o Windows e apps diversos, incluindo o Word para inserir desenhos criados diretamente no aplicativo.

Ficha Técnica

Continua após a publicidade
  • Modelo: Wacom Intuos S CTL-4001
  • Cor: preta
  • Área ativa: 15,2 x 9,5 cm
  • Multitoque: não
  • Ergonomia: destro e canhoto
  • Caneta: Wacom Pen 4K (LP-1100K)
  • Tecnologia: Método patenteado de ressonância eletromagnética
  • Velocidade de leitura da caneta: 133 pps
  • Níveis de pressão: 4.096
  • Resolução: 2.540 lpi
  • Botões: 4 ExpressKeys (configuráveis e compatíveis com funções de apps) – Somente para Windows e Mac
  • Conexão: USB Tipo A
  • Sistemas compatíveis: Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 / Mac OS X 10.11 ou mais recente / Chrome OS 87 ou posterior (Kernel 4.4 + necessário) /
  • Smartphones ou tablets Android (versão 6.0 ou superior)
  • Dimensões: 20,0 x 16,0 x 0,88 cm
  • Peso: 230g

Conclusão

A Wacom Intuos S é uma mesa digitalizadora que mira em um segmento de profissionais mais exigentes, que necessitam de maior precisão em suas ilustrações, bem como pretendem agilizar a rotina com botões de funções dedicadas. No entanto, mesmo sendo um modelo um pouco mais cara do que a One by Wacom, esta versão também pode ser uma opção interessante para quem já busca um conjunto mais completo de recursos.

Continua após a publicidade

Além de ser bem compacta, o que é ótimo para o transporte diário, a Wacom Intuos S é fácil de usar e funciona adequadamente com os principais softwares de design gráfico, até mesmo com pacotes como Affinity e ferramentas gratuitas como InkScape. Esta é uma mesa digitalizadora recomendada para quem pretende ir além do básico ou que já faz questão de uma qualidade adicional.

A caneta que vem junto com a Wacom Intuos S é ainda melhor do que a versão básica da One. Ela é muito leve, confortável e pode ser ainda mais útil com os botões personalizados. Em meados de agosto de 2021, a Intuos CTL-4001 estava disponível por R$ 460, mas recentemente vimos ela por R$ 380. Um pequeno acréscimo no comparativo com a One, mas um bom conjunto de benefícios.

Gostou da Wacom Intuos S? Aproveite para comprá-la em promoção: