USB-C do iPad 10 tem mesma velocidade de porta Lightning
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Quando a Apple anunciou o iPad de décima geração com porta USB-C, muitos fãs da linha ficaram animados por poder ter uma opção mais rápida para transferências de arquivos. Porém, testes realizados pelo The Verge mostram que a entrada funciona na mesma velocidade do Lightning.
Com isso, ele tem suporte apenas para velocidades de USB 2.0, com 480 Mbps. Para efeito de comparação, o iPad Pro tem USB-C compatível com Thunderbolt 3, alcançando até 40 Gbps.
A entrada ainda é mais lenta que a do último iPad Air, que chega a 10 Gbps. O iPad Mini mais recente também ganha a corrida, com suporte para até 5 Gbps.
A limitação do iPad 10 não é mencionada na ficha técnica oficial da Apple, e a marca também não deu motivos oficiais para esta decisão. De qualquer forma, a diferença poderá ser marcante para os usuários que costumam transferir grandes arquivos por cabo.
Mesmo assim, a troca para o USB-C ainda representa uma maior comodidade para os consumidores, por conta da padronização com outros dispositivos que usam esta interface.
No caso do iPad 10, a porta USB-C ainda pode enviar imagens a um monitor externo em resolução 4K a 30 fps, ou 1080p em 60 fps.
Normas da União Europeia já determinaram que outros produtos da Apple, como o iPhone, devem ter o USB-C até o ano de 2024.
Por isso, executivos da marca já confirmaram a utilização do USB-C, provavelmente na série iPhone 15. Porém, detalhes de velocidade destas conexões ainda não foram revelados.
iPad 10 foi apresentado com novo visual
O iPad 10 foi lançado de forma discreta pela Apple, com um novo visual que traz bordas simétricas ao redor da tela. A construção ganhou novas opções de cores em amarelo, rosa, azul e prateado.
Sua tela tem 10,9 polegadas, enquanto o conjunto de processamento traz o chip A14 Bionic do iPhone 12. Ele ainda vem com Touch ID no botão power, câmera FaceTime posicionada na borda mais comprida, suporte para 5G e WiFi 6.
Fonte: Apple Insider