Publicidade

Samsung encosta na Apple e mira na liderança no mercado de tablets

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech

A Apple sempre liderou com folga o mercado de tablets, e seus iPads são extremamente populares. No entanto, a Samsung começou a ameaçar esse reinado e teve um crescimento significativo no trimestre passado. A constatação vem de dados do IDC — International Data Corporation —, que revelou a participação no mercado de tablets referente ao terceiro trimestre de 2024. No levantamento, a Samsung teve uma boa evolução durante o período, firmando sua posição no segundo lugar e se aproximando da liderança, enquanto a Apple não evoluiu muito.

Os números revelam que a Samsung viu um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 7,1 milhões de unidades vendidas, enquanto a Apple subiu apenas 1,4%. Isso deixa uma distância de apenas 5,5 milhões de aparelhos vendidos entre as duas. A participação de mercado, porém, ainda revela uma distância grande entre elas, de 31,7% contra 17,9%.  

Analisando detalhadamente os responsáveis por esse cenário, a IDC destaca que, apesar de a Samsung ter lançado recentemente os topos de linha Galaxy Tab S10 Plus e S10 Ultra, o maior sucesso da empresa, na verdade, é o acessível Galaxy Tab A9, que conquista o público pelo custo benefício. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por outro lado, a Apple enfrenta um ano difícil em várias frentes. Já foi reportado que as vendas do Apple Vision Pro e do iPhone 16 não foram bem como o esperado e, agora, o relatório da IDC também mostra que o rendimento comercial do iPad Pro não atingiu as expectativas.

Amazon cresce, Lenovo cai e Huawei se mantém

Enquanto a briga pelo topo fica acirrada entre Apple e Samsung, o restante do top-5 se divide entre Amazon, Huawei e Lenovo, respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugar. 

A Amazon surpreende por não ser tão popular no mercado de tablets. No ano passado, ela ocupava o quinto lugar no ranking, mas viu um aumento expressivo de 111,3% no terceiro trimestre desse ano. Isso pode ser justificado pelas duas Prime Day promovidas pela gigante do varejo neste ano, ocasiões nas quais a empresa ofereceu descontos para seus dispositivos. 

A Huawei, por sua vez, se manteve no quarto lugar no mercado de tablets, com um crescimento de 44,1%. A Lenovo, porém, sofreu com o aumento das vendas das duas e caiu para quinto, com um crescimento mais modesto de 14,7%. Confira como ficou o top-5 durante o terceiro trimestre de 2024:

FabricanteNúmero de vendasCrescimento ano-a-anoParticipação de mercado
Apple12,6 milhões1,4%31,7%
Samsung7,1 milhões18,3%17,9%
Amazon4,6 milhões111,3%11,6%
Huawei3,2 milhões44,1%8,2%
Lenovo3 milhões14,7%7,6%
Continua após a publicidade

Fonte: International Data Corporation (IDC)

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*