Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo iPad Air tem chip M1 com desempenho similar ao iPad Pro, mostram testes

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Março de 2022 às 07h45

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

Depois de a nova geração do iPad Air ter sido lançada na semana passada, os primeiros testes de benchmark feitos no tablet mostram que o chip M1 não teve seu desempenho limitado, assim como já foi visto em tablets anteriores da Apple. Com isso, ele é capaz de oferecer uma performance virtualmente semelhante ao iPad Pro M1.

Foram dezenas de testes feitos na plataforma Geekbench 5, que mostram uma frequência de operação que chega a 3,2 GHz, ou seja, similar ao que é visto no iPad Pro. Com uma pontuação que gira em torno de 1.700 pontos em single-core e 7.200 pontos em multi-core, ele confirma que tem uma CPU cerca de 60 a 70% mais rápida em comparação com o último iPad Air, que veio com o chip A14 Bionic.

Continua após a publicidade

Portanto, a Apple mostra uma estratégia diferente em comparação com o que acontece no iPad Mini 6, em que os clocks do chip A15 Bionic são limitados a 2,9 GHz — para efeito de comparação, as frequências do mesmo processador na linha iPhone 13 chegam a 3,2 GHz. Com isso, o tablet compacto tem um desempenho 2 a 8% menor do que os smartphones, dependendo da tarefa realizada.

O chip M1 foi apresentado em novembro de 2020 com os laptops MacBook Pro e Air, mas logo chegou também aos tablets da marca. A plataforma tem CPU e GPU de oito núcleos cada, além de Neural Engine de 16 núcleos e suporte para 8 GB de memória unificada para otimizar a experiência em multitarefas. Outros destaques dados ao chip incluem a maior eficiência energética em comparação com chips de outras fornecedoras, o que aumenta a autonomia de bateria em diversas atividades de produtividade ou entretenimento.

Por conta deste desempenho, é possível que o atual iPad Pro fique "redundante" na linha de tablets da Apple, e por isso há a possibilidade de a marca atualizar o produto na sequência com um futuro chip M2, que ainda não foi apresentado. De qualquer forma, esse lançamento ainda deverá levar alguns meses para acontecer.

Continua após a publicidade

Além do chip M1, o iPad Air ainda conta com uma nova câmera frontal de 12 MP para chamadas de vídeo com a ajuda da tecnologia Center Stage de enquadramento automático dos interlocutores. Outras novidades incluem o suporte para 5G e porta USB-C com o dobro da velocidade nas transferências, além de novas opções de cores.

Fonte: Geekbench Browser