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Vendas de tablets devem crescer 53% até o final de 2013

Por| 29 de Outubro de 2013 às 17h11

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As vendas de tablets devem crescer 53% até o final de 2013, comparado ao ano passado, enquanto as vendas de desktops e laptops devem cair cerca de 11%, segundo dados da empresa de pesquisa Gartner.

A Gartner afirma que as vendas de tablets Androids devem superar as do iPad ao longo de 2013 pela primeira vez, com 91,5 milhões de Androids vendidos, cerca de 49,6% de todos os tablets, contra 89,6 milhões de iPads, respondendo por 48,6% dos tablets. Enquanto isso, apenas 3 milhões de tablets com Windows terão sido vendidos ao final do ano.

Na batalha entra as fabricantes, a Apple ainda lidera com 32% do marketshare no segundo trimestre de 2012, segundo a IDC. A Samsung fica em segundo, com 18% da fatia.

Nas últimas semanas, vimos a Apple apresentar seus novos iPad Mini 2 e iPad Air, enquanto a Microsoft lançou o Surface 2 e Surface 2 Pro, e ainda tivemos a Nokia estreando no mercado com o Lumia 2520. Para o último trimestre, parece que temos a promessa de um mercado quente para os tablets, com muitas novidades.

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Pequenos tablets dominam

A Gartner notou uma forte demanda para tablets pequenos, como os com tela de 7 polegadas. Em uma pesquisa com 21.500 consumidores de oito países, 47% possuíam um tablet de 8 polegadas ou menor. Segundo a analista Carolina Milanesi, "continuando a tendência que vimos ano passado, esse fim de ano será todo sobre tablets pequenos, e mesmo os eternos favoritos até então – os smartphones – devem perder apelo".

As vendas de celulares devem atingir 1,8 bilhão de unidades em 2013, crescendo cerca de 3,7% se comparadas a 2012, mas impulsionadas principalmente pela alta dos smartphones, enquanto os celulares "burros" caem cada vez mais.

Somando todos os dispositivos eletrônicos, incluindo desktops, laptops, ultrabooks, celulares e tablets, o Android possui 38% do mercado, enquanto o Windows fica em segundo com 4,3% pela queda das vendas de PCs, e o iOS em terceiro, com 1,2%, segundo a Gartner. No total, devem ser vendidos 2,3 bilhões de dispositivos eletrônicos em 2013.

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Os desktops e laptops serão 303 milhões desse total; ultrabooks 18,5 milhões; tablets 184 milhões; celulares 1,8 bilhões.

Dispositivos vestíveis

Segunda Milanesi, os dispositivos vestíveis, como os relógios e óculos inteligentes, devem continuar servindo apenas como um companheiro ao smartphone ao longo dos próximos anos, mesmo que as fabricantes os vejam como uma boa oportunidade de negócio. Menos de 1% dos consumidores devem trocar seus smartphones por uma combinação de tablet e dispositivo vestível até 2017.

Isso significa que os smartphones devem continuar com o papel principal dos eletrônicos em nosso dia-a-dia, enquanto os relógios e óculos serão vistos como algo "legal de ter, mas não essencial".