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Unicórnio do social commerce: aporte eleva valor da Facily para US$ 1 bilhão

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Dezembro de 2021 às 17h20

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Reprodução/Ja Ma/Unsplash
Reprodução/Ja Ma/Unsplash

A plataforma de social commerce Facily recebeu nesta quinta-feira (23) US$ 135 milhões (R$ 747 milhões) como uma extensão da rodada do tipo série D anunciada em novembro, que levantou US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão). Com a captação, a empresa paulista alcançou a marca de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) de avaliação, tornando-se o primeiro unicórnio do setor na América Latina.

A rodada foi liderada pelos fundos Goodwater e Prosus, com a participação da Rise Capital, Emerging Variant, Tru Arrow e outros fundos. O aporte vai reforçar os investimentos da startup em logística e experiência do cliente, além de sustentar sua expansão no ano que vem.

A Facily (Android | iOS) é uma plataforma de social commerce que permite realizar compras em grupo para produtos de mercado, hortifruti, pet shops e eletrônicos. Ao realizar um pedido dessa forma, é possível pagar menos pelos itens em relação aos grandes mercados, além de combinar o recebimento nos pontos de retirada cadastrados na plataforma.

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O objetivo da empresa é permitir que as famílias de baixa renda tenham acesso a produtos mais baratos. A companhia foi fundada por Diego Dzodan (ex-vice-presidente do Facebook na América Latina), Luciano Freitas e Vitor Zaninotto em 2018.

“A nossa missão está focada em fornecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade com os preços mais baixos, alavancando a compra em grupo e de uma maneira muito eficiente”, disse Dzodan, atual CEO da Facily. “O apoio dos principais investidores na América Latina nos permitiu crescer exponencialmente em um curto período de tempo e o compromisso contínuo com nossa estratégia valida o enorme potencial de nosso modelo de negócios.”

O executivo acredita que ainda há uma vasta oportunidade de mercado para a Facily no Brasil, devido ao fato de as famílias das classes mais baixas sacrificarem grande parte de sua renda mensal com alimentação e devido às compras de mercado na internet serem mais caras que no presencial. “A Facily permite que muito mais consumidores participem do comércio eletrônico — a maioria dos que nunca fizeram compras online antes porque os custos eram proibitivos".