Startup quer centralizar processos de empresas na Justiça
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
Empresas costumam ter dificuldades para descobrir quando e onde há ações na Justiça envolvendo seu nome. A startup paulista Invenis buscou uma solução para isso com o Inspect, ferramenta que monitora processos eletrônicos espalhados nos sites de mais de 150 tribunais de Justiça brasileiros.
- Justiça decide que Nubank deve restituir correntista que foi vítima de assalto
- Justiça dos EUA denuncia brasileiro por esquema de fraude com criptomoedas
A falta de visibilidade para ações judiciais contra empresas traz riscos como perda de prazos, processos arrastados e litigiosos que podem causar danos à imagem, revelia ou até mesmo a derrota na Justiça. Por isso a solução agiliza e facilita este processo. Ela permite que os clientes façam as pesquisas por meio de diversos dados, como CNPJ ou CPF, nome da parte e até mesmo com dados da capa do processo.
“A plataforma possibilita que o cliente receba os documentos anexos do processo e configure alguns tipos de filtros personalizados e filtros pós-captura, dependendo de sua necessidade. Além disso, o Inspect é um dos poucos que monitora as ações em segunda instância, visando atender principalmente uma demanda dos escritórios de advocacia”, diz Matheus Bombig, cofundador e CEO da Invenis.
Outra vantagem do Inspect para os departamentos jurídicos é evitar que um funcionário foque apenas em tarefas burocráticas. “Ao automatizar esse processo, a ferramenta permite que esses profissionais executem atividades mais estratégicas”, relata Bombig.
A plataforma também identifica novos processos 24 horas após serem ajuizados, dispensando a necessidade de aguardar a publicação no Diário Oficial ou o recebimento da intimação física ou online. Assim a empresa pode antecipar a preparação da defesa e ampliar as chances de vitória da causa. De acordo com o CEO, uma empresa cliente conseguiu zerar as revelias e reduzir em dez dias o tempo de preparação de defesas.