Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justiça dos EUA denuncia brasileiro por esquema de fraude com criptomoedas

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2022 às 19h10

Link copiado!

david mcbee/pexels
david mcbee/pexels

Nesta sexta-feira (6), o Departamento de Justiça dos EUA denunciou Luiz Capuci Júnior, brasileiro de 44 anos, por supostamente orquestrar um esquema global de fraude com criptomoedas que teria movimentado US$ 62 milhões.

Segundo o processo, Capuci, CEO da Mining Capital Coin (MCC), vendia aos clientes “pacotes de mineração”, que garantiria cotas dos lucros da operação — o que, considerando a movimentação dos últimos meses do mercado de criptomoedas, traria lucros substanciais aos investidores. Os valores investidos pelos clientes deveriam ser destinados à mineração dos ativos.

Porém, segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o que realmente ocorria era outra coisa: Capuci pegava o dinheiro dos clientes e os desviava para carteiras de criptomoedas em sua posse.

Continua após a publicidade

Capuci é acusado de conspiração para cometer fraude eletrônica, conspiração para cometer fraude de valores mobiliários e conspiração para cometer lavagem de dinheiro internacional. Se condenado por todas as acusações, ele enfrenta uma pena total máxima de 45 anos de prisão.

SEC também denunciou brasileiro por fraudes de criptomoedas

A acusação pelo Departamento de Justiça dos EUA não foi a única recebida por Capuci. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) denunciou o brasileiro e seu sócio, Emerson Souza Pires, de mesma naturalidade, por vendas fraudulentas de planos de investimentos — os “pacotes de mineração” citados acima.

Continua após a publicidade

A SEC aponta que os brasileiros, juntos, venderam esses pacotes desde janeiro de 2018 para mais de 65 mil investidores no mundo inteiro, prometendo retornos diários nessas aplicações de 1% pagos semanalmente por até um ano. Porém, quando os clientes tentavam liquidar esses investimentos, eles eram manipulados a acreditar que por um erro nas aplicações, deveriam comprar novos pacotes ou perder todo o valor acometido anteriormente.

Fonte: O Globo