Startup que adianta compras a crédito de clientes de lojas capta R$ 400 milhões
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
A Listo, fintech paulista que oferece adiantamento de recebíveis (valores a receber de compras dos clientes no cartão de crédito) a pequenas e médias empresas, captou R$ 400 milhões por meio do lançamento do seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), uma modalidade pública de aplicação financeira. O valor será usado para ampliar a operação da empresa no Brasil inteiro e acelerá-la nos próximos três anos.
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A empresa foi fundada em 2014 e desenvolve uma plataforma com diversos serviços para lojistas pequenos e médios, como o gerenciamento de cobrança e de caixa dos clientes, diretamente ligado à maquininha de pagamento com cartões. Ao todo, a Listo já captou R$ 850 milhões desde 2017 e adiantou mais de R$ 8 bilhões de recebíveis nos últimos três anos.
Em 2017, lançou a primeira série do FIDC LF I (Letra Financeira, ativo de renda fixa de longo prazo) como um teste da viabilidade dessa alternativa de financiamento para escalar seu negócio. Com isso, captou R$ 50 milhões. No ano seguinte, a empresa passou a operar em todo o Brasil e fez a segunda emissão de títulos nessa modalidade, no valor de R$ 400 milhões.
"Essa é a nossa terceira captação via FIDC e além de reforçar a nossa credibilidade, também consolida nossos produtos e modelo de operação no mercado, é mais combustível para acelerar o nosso crescimento nos próximos anos", comenta Olavo Cabral Netto, CEO e fundador da Listo.
Atualmente, a fintech atende a mais de 100 mil lojistas em todo o Brasil e atua em diversos segmentos, principalmente o setor automotivo. Para este mercado, lançou em abril deste ano o Listo CDC, que permite ao lojista oferecer crédito para compras de alto valor, como motos e carros, em até 24 parcelas usando o cartão sem estourar o limite. Outra solução recente é a Listo2go, que une máquina móvel de cartão, gestão de vendas de delivery e conta digital ilimitada.