Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup cria software para reduzir divergências em cobranças hospitalares

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Agosto de 2021 às 15h30

Link copiado!

Reprodução/National Cancer Institute/Unsplash
Reprodução/National Cancer Institute/Unsplash

As glosas hospitalares são um pequeno problema dos bastidores do setor de saúde. São ajustes na cobrança de um serviço hospitalar, que tornam seu valor final maior ou menor do que o previsto inicialmente. A startup CMSG Tecnologia, incubada no PTI-BR (Parque Tecnológico Itaipu-Brasil) criou o softwareDino para reduzir a frequência do fenômeno.

A solução surgiu a partir de uma pesquisa científica do aluno de enfermagem Cleyber Santos com as orientações do professor Marcelo Gomes. Seu objetivo é permitir a comunicação de todas as glosas no menor tempo possível e informar a equipe de faturamento sobre o andamento das ações para resolver as divergências de preço. Elas acontecem quando, por exemplo, os procedimentos de um serviço executado pelo hospital não está em conformidade com as tabelas dos planos de saúde.

Algumas das ferramentas do programa fazem análise de dados, como por exemplo geração de série histórica, gráfico de identificação das situações de glosas, a formação de banco de dados dos pareceres gerados pelos auditores e a comunicação direta com o médico envolvido na ocorrência.

Continua após a publicidade

"O aplicativo colabora na agilidade e no registro das informações para facilitar o gerenciamento dos custos e melhorar o uso dos recursos de forma mais racional e efetiva para hospitais”, explica o professor Marcelo Gomes.

Os próximos passos da CMSG Tecnologia é finalizar o MVP (produto mínimo viável, isto é, a sua primeira versão pronta para entrar no mercado) da plataforma e realizar o teste do software em campo. "As interações e novidades são os novos desafios, bem como apresentar ao mercado e implantar em novos hospitais e clínicas", finaliza Marcelo.