O que é o Kickstarter?

O que é o Kickstarter?

Por Ultradownloads | 28 de Maio de 2012 às 17h35
DailyDot

Para quem ainda não conhece, o Kickstarter é uma maneira muito interessante de conseguir angariar fundos para apoiar projetos criativos, por meio do crowdfunding (ou financiamento coletivo). 

No site é possível encontrar ideias diversas de pessoas do mundo inteiro que incluem propostas relacionadas a tecnologia, design, arte, música, literatura e em outros campos. Contudo, vale lembrar que os projetos não podem arrecadar fundos para instituições de caridade ou prometer doações para causas específicas como campanhas políticas, por exemplo.

Como funciona o Kickstarter?

Tudo começa com uma ideia interessante por parte dos criadores — que definem uma meta de financiamento e um prazo específico — que publicam suas propostas na plataforma para que sejam analisadas.

Uma vez aprovados, os projetos ganham uma página no site com detalhes sobre os seus objetivos, vídeos e imagens de protótipos, qual o prazo e valor necessário para que a ideia seja concretizada e outras informações que os criadores queiram adicionar.

Para incentivar os patrocinadores a contribuírem com os projetos, o Kickstarter exige que os criadores criem níveis de recompensa por meio de uma lista de valores, dessa forma, a cada valor doado uma retribuição é atribuída como, por exemplo, uma cópia do material criado ou brindes exclusivos.

Todas as páginas do Kickstarter contam com uma seção com a Data de entrega estimada para especificar quando os patrocinadores receberão suas recompensas. O prazo de entrega pode demorar um pouco em alguns casos, principalmente quando a retribuição for o próprio produto.

Kickstarter

Quanto maior a quantidade de materiais e detalhes sobre um projeto, maiores as chances dele ser visualizado e valorizado pelas pessoas que acessam a plataforma, visto que isso pode despertar a curiosidade dos possíveis patrocinadores.

Depois que os projetos conseguem arrecadar fundos suficientes, os criadores podem partir para a ação — que pode durar meses, dependendo da complexidade. É importante salientar que os responsáveis pelo projeto não podem prometer qualquer participação no negócio, incluindo participação nos lucros ou patrimônio líquido aos patrocinadores.

Alguns exemplos de projetos que você pode encontrar na plataforma são a porta para pets que usa reconhecimento facial para liberar passagem dos animais e o "escudo de invisibilidade" que tem uma função parecida com a "capa mágica" do bruxo Harry Potter.

Como apoiar um projeto?

Contribuir com um projeto é bastante simples, basta você selecionar uma proposta que te interessa e clicar no botão verde Back this project (ou Apoiar este projeto), escolher um valor de doação — que pode ter ou não uma recompensa — e o sistema de checkout da Amazon ficará responsáveis de processar as informações de pagamento. Vale lembrar que você deve ter uma conta ativa no Kickstarter para conseguir contribuir com os projetos de seu interesse.

Como apoiar um projeto? (Captura de Tela: Munique Shihj)

E se o projeto não conseguir fundos suficientes até o fim do prazo?

A plataforma define que os criadores podem coletar os fundos arrecadados apenas em casos que atingem a meta de financimento dentro do prazo. Caso os projetos não consigam atingir a meta, o dinheiro não é transferido e o valor não é debitado da conta dos patrocinadores.

Assim o Kickstarter consegue minimizar os riscos financeiros. A plataforma também permite que os criadores tentem arrecadar fundos novamente com um prazo novo caso não consigam atingir a meta no período estipulado. Você pode explorar diversos projetos interessantes no site do Kickstarter.  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.