Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup lança detector de radiação amador movido a energia solar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/SwitchDoc Labs
Reprodução/SwitchDoc Labs

A startup SwitchDoc Labs, nos EUA, começou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para comercializar seu medidor de radiação sem fio movido a energia solar. O contador Geiger funciona com uma placa da família Raspberry Pi.

Segundo seus criadores, a aparelho possui um software de código aberto e será vendido no formato DIY (faça você mesmo), em que o usuário poderá montar peça por peça, sem precisar soldar ou comprar acessórios extras para fazer as medições de radiação no ambiente.

“O RadSense é um contador Geiger fácil de construir e usar. Depois de montado, ele lê a radiação no ambiente e envia as informações para um banco de dados instalado em um computador Raspberry Pi por meio de um link de rádio de 433 MHz”, explica o CEO da SwitchDoc Labs, John Shovic.

Continua após a publicidade

Para amadores

O aparelho é construído em torno de um contador Geiger que identifica o número de partículas energéticas que atingem o gás dentro de um tubo. Um software lê essas informações e produz uma contagem de acordo com uma tabela de referência sobre os níveis de radiação preestabelecidos.

Para não haver dúvidas sobre seu uso, o fabricante deixa claro que o produto não é um instrumento de medição profissional, sendo adequado apenas para pesquisas amadoras e demonstrações de ensino. Outro alerta fala que ele não deve ser usado para aferição de doses de radiação que ponham em risco a segurança pessoal.

Continua após a publicidade

“O objetivo do RadSense é incentivar a participação em iniciativas de ciência cidadã, para que as pessoas possam alimentar bancos de dados com informações relevantes sobre fontes de radiação, permitindo um estudo mais abrangente e aprimorado por parte da comunidade científica”, acrescenta Shovic.

Campanha no Kickstarter

A vaquinha virtual tem atualmente 32 apoiadores e deve durar até o final do mês de maio. Cada aparelho está sendo oferecido por US$ 130 (aproximadamente R$ 650 na cotação atual), com um kit que inclui os sensores, arquivos para impressão 3D, software de operação e painel solar.

Continua após a publicidade

Já o computador Raspberry Pi, o receptor de rádio e a bateria de lítio não fazem parte do pacote e devem ser adquiridos separadamente. Se a campanha de financiamento coletivo for bem-sucedida, a promessa é que os primeiros contadores Geiger sejam entregues a partir de julho de 2022.

Fonte: Kickstarter