Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo app da startup Stone transforma celular em maquininha de cartão de crédito

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Agosto de 2021 às 14h37

Link copiado!

Divulgação/Ton
Divulgação/Ton

A Ton, empresa da fintech brasileira Stone dedicada a maquininhas de cartão, lançou nesta terça-feira (24) o TapTon, app que transformará o celular em um meio de pagamentos por aproximação. Para pequenos negócios, fazer isso ajuda a se livrar das taxas de adesão aos terminais físicos de cartões.

Segundo o presidente da Stone, Augusto Lins, o serviço ajuda a democratizar o meio de pagamento para autônomos, profissionais liberais ou microempreendedores, "sem precisar ter que contratar uma maquininha, comprar ou pagar aluguel", diz. A ideia também é boa para a startup, pois a ampliação dos usuários sem maquininhas reduz o custo operacional da empresa para angariar mais clientes.

“A representante de uma marca de cosmético, por exemplo, que tem mais de uma ocupação. Por vezes, deixou a maquininha em casa ou está sem bateria, mas se encontrou com um cliente. Ela vai conseguir concretizar a venda pelo celular.”, disse Lins à CNN.

Continua após a publicidade

O TapTon só funciona por enquanto em celulares Android. O site oficial diz que "a tecnologia estará disponível para todos até o final de 2021", sugerindo que donos de iPhones devem esperar esse tempo para ingressar. Também é preciso que o telefone tenha o recurso de conexào NFC (comunicação por campo de proximidade, em inglês), que permite a donos de cartões de crédito com chip de aproximação pagarem a conta só encostando-o no aparelho.

Para saber se seu celular é habilitado, acesse o menu de configurações no seu celular Android, depois entre no menu Conexões, procure por “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato” e verifique se a opção está ativa.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o cartão de crédito segue como a principal modalidade de dívida dos brasileiros, sendo citado por 80,5% das famílias ouvidas.

Continua após a publicidade

Fonte: CNN, UOL (com Estadão)