Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moovit: app se prepara para bater 1 milhão de usuários por dia no Brasil

Por| 05 de Setembro de 2016 às 18h50

Link copiado!

Moovit: app se prepara para bater 1 milhão de usuários por dia no Brasil
Moovit: app se prepara para bater 1 milhão de usuários por dia no Brasil
Tudo sobre Moovit

O Moovit, aplicativo que faz sucesso ao monitorar dados do transporte público de várias cidades brasileiras, apresentou um aumento de 29% nos downloads e 36% no número de novos cadastrantes por dia. A ferramenta, que foi escolhida pela Prefeitura do Rio como monitorador de tráfego oficial para os Jogos Olímpicos de 2016, recebeu sérios investimentos meses antes do evento e espera crescer ainda mais durante os Jogos Paralímpicos, que começam na próxima quarta-feira (7):

(Foto: Divulgação/Moovit)

Segundo Pedro Palhares, diretor de operações da Moovit Brasil, a companhia israelense investiu pesado para que o aplicativo se mantivesse atualizado durante os jogos; "foram mais de 50km de linhas extras mapeadas e mais de 2.300 alterações em trajetos de ônibus, BRTs, trens e metrôs.", afirma o diretor. Caso você ainda não tenha baixado o aplicativo, vale informar que ele é totalmente gratuito e funciona nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil.

Continua após a publicidade

De acordo a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, a SETRANS, 13,9 milhões de passageiros utilizaram o sistema metroviário da cidade só entre os dias 5 e 21 de agosto, datas que compreendem o início e o último dia útil até o fim dos Jogos Olímpicos de 2016. Ainda segundo a SETRANS, o dia 17 de agosto foi quando mais pessoas embarcaram no sistema: 1,1 milhão de passageiros, somente nesta data.

O sistema ferroviário, por sua vez, registrou um total de 9,8 milhões de acessos durante o período, sendo 1,4 milhão de espectadores dos Jogos Olímpicos. Além disso, as barcas registraram um aumento de 40% no número de passageiros, mais de 1,4 milhão de pessoas utilizou o sistema nesse período de 16 dias.

No que diz respeito ao BRT, um sistema que une a eficiência dos metrôs com o baixo-custo e flexibilidade dos ônibus, dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Transportes apontam que 11,7 milhões de passageiros foram transportados durante a competição. Destes quase 12 milhões, 2,2 milhões eram de espectadores ou trabalhadores envolvidos na infraestrutura dos Jogos, enquanto a média de uso diário compreendia mais de 700 mil passageiros.

Tudo isso, somado ao grande número de visitantes estrangeiros que foram ao Rio, gerou ao app um crescimento nunca visto: para reduzir os transtornos de quem não conhecia a cidade, a empresa desenvolveu uma parceria com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana, que monitora e gerencia crises de trânsito ou do clima, e que funciona 24 horas por dia, para emitir notificações para seus usuários. Também durante o período, o aplicativo emitiu mais de 3,4 milhões de avisos geolocalizados para quem estava próximo dos eventos esportivos.

Continua após a publicidade

Com todos os investimentos feitos para os Jogos Olímpicos, espera-se que o app esteja preparado para a marca de 1 milhão de usuários diários, e passe a fornecer cada vez mais informações aos passageiros em diferentes cidades.

O app é desenvolvido pela startup israelense Tranzmate, e desde 2012 está disponível para as plataformas Android, iOS e Windows Mobile. Além de facilitar o trânsito de pessoas com necessidades visuais especiais por meio de sistemas disponíveis nos sistemas em que opera, VoiceOver no iOS, e TalkBack no Android, o software permite que turistas sejam mais independentes ao utilizar o transporte público de dezenas de cidades, já que está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo português do Brasil, inglês, francês e espanhol.

Fonte: Convergência Digital