Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Faber-Castell investe em startup que realiza gamificação do aprendizado

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Novembro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Compare Fibre/Unsplash
Reprodução/Compare Fibre/Unsplash

A Faber-Castell colhe os frutos de uma parceria com a edtech (startup de educação) Jovens Gênios para avançar na digitalização. Segundo a Época Negócios, a união teve início no final do ano passado e consiste em usar os recursos de inteligência artificial e gamificação da startup para incrementar os programas da fabricante de material escolar voltados ao aprendizado de jovens.

Em troca, a Jovens Gênios conta com a mentoria e o dinheiro da Faber-Castell para acelerar seu crescimento. A pequena empresa carioca surgiu em 2017 e em março deste ano recebeu um aporte pre-seed (para iniciar o negócio) de R$ 432 mil do fundo anjo da Domo Invest. Agora espera fechar o ano que vem com um faturamento acima de R$ 10 milhões.

A inteligência artificial da edtech é empregada em métodos de ensino com gamificação e oferecem um processo de aprendizagem personalizado aos estudantes. “Combinamos algoritmos de machine learning [aprendizado de máquina, quando o computador aprende sozinho rotinas com o tempo] com teorias pedagógicas e científicas para identificar as habilidades de cada estudante e recomendar tarefas. É um jeito divertido e individualizado de aprender”, diz Bernard Caffé, CEO da edtech.

Continua após a publicidade

A Faber-Castell mantém relacionamento com mais de 10 mil escolas em todo o país e criou uma área de capital de risco corporativo para descobrir boas ideias em diferentes setores da economia criativa, como mídia, cultura, design, software e outras. A Jovens Gênios foi descoberta no Programa Scale-Up do fundo Endeavor, que teve patrocínio da empresa centenária. A ideia é investir em 12 empresas de alto crescimento por quatro meses.

As duas empresas tecem elogios à parceria. “Trabalhando com as edtechs, reforçamos ainda mais o propósito de mudar o mundo por meio da educação e da criatividade”, diz Bruna Tedesco, diretora de inovação e novos negócios da Faber-Castell. “Para nós, esse relacionamento significa uma troca constante de mentorias e vivências, de uma empresa de quase 300 anos para outra de três”, diz Caffé, que afirma também que o faturamento da Jovens Gênios cresceu sete vezes desde o começo da parceria.

Fonte: Época Negócios, Whow, Faber-Castell