O que é o Kickstarter?

Por Ultradownloads
Kickstarter

Para quem ainda não conhece, o

Kickstarter

é uma maneira muito interessante de conseguir angariar fundos para um projeto, através do financiamento coletivo.

Criado por cinco amigos norte-americanos, o site reúne diversas idéias criativas de pessoas do mundo inteiro, e a variedade dos projetos é imensa: vão desde tecnologia, design, arte, música e vários outros. Toda semana, dezenas de milhares de pessoas movimentam milhões de dólares para girar a engrenagem do site e tornar reais as ideias de quem não possuía capital para colocá-las em prática.

Como funciona?

O site funciona da seguinte forma: se você tem uma brilhante e revolucionária ideia, precisa preencher um formulário de proposta explicando seu projeto e qual valor precisa atingir para que a coisa aconteça, e, caso ele seja aprovado pelos responsáveis pelo site, é hora de você tentar agradar o público e fazê-los colaborar.

Kickstarter

Você deve estar se perguntando o que as pessoas ganham ao fazer uma doação para o seu projeto, e essa é uma parte muito importante do Kickstarter. Você precisa estipular recompensas para cada doação através de uma lista de valores, ou seja, a cada valor doado será atribuído uma recompensa como, por exemplo, uma cópia do material criado ou brindes exclusivos.

Kickstarter

Outro segredo para conseguir patrocinadores de peso para o seu projeto é ilustrá-lo da melhor forma possível, com fotos e vídeos. Quanto mais material criativo você apresentar, mais as pessoas vão olhar e valorizar sua ideia. A intenção do site é realmente despertar a curiosidade para aqueles projetos que não encontram sequer semelhantes no mercado.

Aqui no Canaltech já falamos a respeito de alguns projetos iniciados através do site, seja a lousa mágica para iPad, o dock-guitarra para iPhone ou o mais curioso de todos deles, a tecnologia pra transformar qualquer objeto em controle remoto. O Kickstarter coleciona casos de sucesso de produtos lançados comercialmente e é considerado uma espécie de fábrica de sonhos... porque será, né? =)

E você, que outros produtos do site gostaria de ver lançado comercialmente? Conte para nós!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.