O que é e para que serve o arquivo XML

Por André Lourenti Magalhães | 24 de Janeiro de 2020 às 20h00
Shahadat Rahman/Unsplash

O XML, sigla para eXtensible Markup Language, é um tipo de linguagem de marcação que define regras para codificar diferentes documentos. É muito utilizado para a criação de Notas Fiscais Eletrônicas, também chamadas de NF-e, por armazená-las e ainda garantir uma assinatura digital.

O que é XML

Linguagens de marcação são sistemas usados para definir padrões e formatos de exibição dentro de um documento. Em resumo, funcionam para definir como um determinado conteúdo vai ser visualizado na tela ou como os dados serão distribuídos. Essa codificação interna é feita pelo uso de marcadores ou tags.

A grande vantagem do XML é facilitar o compartilhamento de dados. Seu armazenamento é feito em texto, permitindo que a leitura seja feita por diferentes aplicativos. Os arquivos nesse formato podem ser atualizados sem perda de informações importantes.

Exemplo de linguagem XML (Foto: Joyreactor.cc)

Outra aplicação comum é em assinaturas de RSS, que fornecem conteúdos atualizados automaticamente. É um recurso desenvolvido na linguagem do XML, gerado pela fonte, que fornece o feed ao software utilizado para fazer sua leitura.

Como abrir um arquivo XML

Um arquivo XML é programado para ter a leitura feita por computadores. Para isso, existem softwares criados que funcionam como leitores desse formato. No caso das notas fiscais, a Receita Federal possui um programa próprio para isso, que pode ser acessado em seu site clicando aqui.

Além disso, também existem programas que fazem a conversão do XML para outros formatos de leitura mais acessível, como PDF e CSV, uma extensão lida pelo Microsoft Excel e outros aplicativos de gerenciamento de planilhas. Um exemplo é o Fsist (fsist.com.br) que realiza a conversão pelo próprio navegador.

Você utiliza arquivos em XML durante o seu dia-a-dia? Conhece suas vantagens? Comente abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.