O que é RSS?

Você já deve ter visto este ícone laranja com arcos em vários lugares, como se fosse uma antena. Praticamente todos os sites hoje em dia tem o seu: desde blogs, sites de notícias ou mesmo o próprio Canaltech. Mas você sabe para que ele serve?

Este é o símbolo de RSS, que nada mais é que uma página especial que serve para monitorar e receber atualizações de um determinado site. A idéia é que você pegue os RSS dos sites que mais gosta e coloque todos em um lugar só, agregando o conteúdo e lendo como se fosse um jornal, com as notícias na sequência.

Ainda complicado? Para facilitar: imagine que você goste de ler o Canaltech, além de um site de jornal impresso e as fotos que seu amigo coloca no Flickr. Você pode então, pegar o RSS de cada um destes e colocar em um programa que lê todos e, sempre que tiver atualização em algum, você vai receber em um lugar só, sem precisar ir de site em site.

E como você faz isso? Você pode usar algum programa online, como o Google Reader: basta copiar o endereço do RSS e colar em "Adicionar Inscrição". Você também pode procurar direto pelo nome, se buscar Canaltech no mesmo campo "Adicionar Inscrição", o RSS do Canaltech aparece.

Mas se você quiser acessar por um programa instalado no computador é simples, já que até alguns navegadores já possuem esta função embutida, como o Firefox, o Internet Explorer e o Opera. Cada programa tem um jeito de mostrar as coisas: o Opera, por exemplo, organiza tudo em pastas, como se fosse um programa de e-mail que divide as mensagens por usuário. Agora, se você não quiser usar um leitor que seja integrado ao seu navegador, nossa dica é o aplicativo FeedDemon.

O bom destes programas que você baixa, ao invés do Google Reader, é que eles permitem ler os artigos (ou posts e fotos), offline, sem precisar estar conectado à internet, pois eles baixam todo conteúdo do seu feed em algum momento que estiverem conectados. Existem também leitores de RSS para o celular (de fato, se você acessar reader.google.com do seu celular, vai poder ver as suas notícias em um formato especial), e para plataformas como videogames.

Além de receber as notícias de seus sites favoritos, existem outros usos para o RSS: se você tem um blog com RSS, pode colocar o conteúdo dele em suas redes sociais usando essa ferramenta. Você também pode usar o RSS para receber atualizações de vídeos ou podcasts, usando programas especiais para isso, como o Miro ou mesmo o uTorrent, que já baixam automaticamente episódios novos do conteúdo que você assina. É como uma TV (ou rádio) por assinatura online!

Então, se você não quer ficar desatualizado ou, melhor, quer ganhar tempo ao ler os seus sites preferidos, assine os RSS que mais gosta usando um dos programas disponíveis que fazem essa tarefa. São muitas opções, que vão agradar a todos os gostos e usos!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!