Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi, Oppo e Vivo vão criar sistema de transferência de arquivos entre si

Por| 19 de Agosto de 2019 às 14h20

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi

Três das maiores fabricantes de smartphones da China estão trabalhando juntas em um novo protocolo de transferência de arquivos sem fio que funcionará entre seus respectivos dispositivos. O MIUI da Xiaomi, o ColorOS da Oppo e o FuntouchOS da Vivo — todos baseados no Android — integrarão o sistema peer-to-peer, de acordo com uma publicação do WeChat feita pela conta oficial da Xiaomi.

Este tal protocolo, que ainda não possui nome, usará o Bluetooth para emparelhar dispositivos e deverá ser capaz de transferir em velocidades de até 20MB/s, o que sugere que ele usa Wi-Fi no back-end, como o sistema AirDrop proprietário da Apple. A postagem da Xiaomi diz que outros fabricantes de smartphones podem se juntar ao trio que atualmente forma essa parceria. Uma versão beta do serviço deve ser lançada até o final deste mês.

A Google tentou lançar serviços no estilo AirDrop para o Android no passado, com relativo sucesso. O Android 4.0 de 2011 incluía o Android Beam, que dependia de NFC para emparelhamento de dispositivos e está sendo removido no próximo Android Q. O mais novo aplicativo "Files do Google", da Google (originalmente chamado de Files Go), oferece transferência de arquivos com pareamento Bluetooth, enquanto o próprio Android Q integra a funcionalidade “Fast Share” nativamente.

O Fast Share é um recurso proprietário do Google Play Services, o que, provavelmente, explica por que a Xiaomi, a Oppo e a Vivo estão trabalhando juntas para lançar sua própria versão. As três empresas respondem por cerca de metade do mercado chinês de smartphones — 49% no último trimestre, de acordo com dados recentes da Counterpoint Research — o que significa que eles têm uma enorme base de usuários ​​rodando versões do Android que não são da Google.

Continua após a publicidade

A dúvida, agora, é se a Huawei, detentora de 34% do mercado na China, vai embarcar nessa.

Fonte: The Verge