Publicidade

Windows 11 ultrapassa o Windows 10 e vira a versão mais usada do mundo

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Quatro anos após o lançamento, o Windows 11 é o sistema operacional da Microsoft mais usado em todo o mundo. A virada aconteceu neste mês, segundo o site StatCounter, e acabou com uma hegemonia do Windows 10 que durava desde 2018.

A mudança no topo da lista acompanha as estratégias da MS para incentivar a migração ao sistema mais recente. Vale destacar que o suporte oficial do Windows 10 acaba em outubro deste ano, mas a versão dominava o mercado nos últimos anos.

Segundo o StatCounter, o Windows 11 ocupa uma fatia de mercado de 52,19% em julho deste ano, contra 44,48% do antecessor. O Windows 10 registrou uma queda brusca em maio, as versões quase empataram em junho e a virada enfim aconteceu neste mês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É importante reforçar que o StatCounter não faz pesquisas de mercado, mas coleta os dados de tráfego a partir de rastreadores na web.

O que explica a mudança?

A virada pode ser explicada por vários motivos. O primeiro é um fator comercial: os computadores à venda no mercado há alguns anos já possuem o Windows 11 instalado, então a tendência já era de aumento conforme as pessoas trocassem para PCs mais novos.

Com relação aos computadores mais antigos, a Microsoft reforçou o fim do suporte ao Windows 10 nas páginas oficiais da empresa como forma de incentivar a migração para o sistema operacional atual. 

A variação na fatia de mercado foi brusca: o Windows 10 ocupava cerca de 65% do total em julho do ano passado e o número caiu para cerca de 44% em apenas um ano. 

Como está a situação no Brasil?

O Windows 10 ainda é o sistema operacional da MS mais usado no Brasil, mas a distância diminui a cada mês — atualmente, conta com 51,7% do mercado brasileiro contra 47,13% do Windows 11, que segue em alta.

Continua após a publicidade

A tendência é de que os números fiquem empatados ou a versão 11 chegue ao topo até outubro, quando o sistema se torna o único com suporte da empresa.

Leia também:

VÍDEO: Quanto de memória você realmente precisa no celular em 2025?

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*