Publicidade

WhatsApp Web começa a receber chamadas de voz e vídeo; veja como funciona

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O WhatsApp Web começou a receber suporte para a realização de chamadas de voz e vídeo. Antes restrito ao aplicativo para dispositivos móveis e à versão desktop, o recurso está sendo expandido para a versão Web do mensageiro da Meta.

Os primeiros rumores sobre a chegada das chamadas à versão Web surgiram ainda em 2025, mas a ferramenta passou por um longo período de desenvolvimento e testes até começar a ser liberada.

Inicialmente, os usuários podem realizar chamadas apenas em conversas individuais. A expectativa, porém, é de que as próximas fases de implementação levem o recurso também aos grupos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa novidade é especialmente importante para quem usa Linux no computador. Isso porque a Meta ainda não disponibiliza uma versão desktop nativa do mensageiro para esse sistema e, até então, esses usuários não conseguiam fazer ligações pelo PC de forma oficial.

Como funcionam as chamadas no WhatsApp Web

Assim como nos aplicativos para Android, iOS e na versão desktop, as chamadas no WhatsApp Web podem ser iniciadas ao clicar no ícone localizado na barra superior da conversa. Em seguida, o usuário pode escolher entre chamada de voz ou de vídeo.

As chamadas de vídeo oferecem suporte ao compartilhamento de tela, permitindo que os participantes exibam, em tempo real, conteúdos disponíveis no computador, como documentos e apresentações de slides.

A implementação do recurso na versão Web também conta com criptografia de ponta a ponta, baseada no protocolo Signal, o que garante que apenas os participantes da conversa possam acessar o conteúdo das ligações.

Disponibilidade

As chamadas de voz e vídeo no WhatsApp Web começaram a ser disponibilizadas na versão beta do mensageiro. O recurso deve chegar nas próximas semanas aos usuários da versão estável do serviço.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO: Tradutor no WhatsApp? Aprenda o truque!