Publicidade

5 dicas para manter o controle de um grupo no WhatsApp

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Janeiro de 2022 às 22h10

Link copiado!

Diego Cervo/Unsplash
Diego Cervo/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Não é tarefa fácil administrar um grupo de WhatsApp. Os problemas são variados: brigas, mensagens que fogem do assunto principal, participantes que não seguem as regras, entre tantos outros empecilhos.

Se você recebeu a responsabilidade de manter o controle de um grupo no WhatsApp (Android | iOS | Web), não se desespere: algumas dicas e recursos nativos do próprio aplicativo podem te ajudar a estabelecer limites e evitar dores de cabeça. Para isso, o Canaltech separou algumas alternativas. Confira e saiba como gerenciar bem um grupo no WhatsApp!

1. Altere as permissões para editar dados no grupo

Continua após a publicidade

Por configuração padrão do WhatsApp, qualquer participante pode alterar livremente os dados do grupo. Isso inclui, por exemplo, mudar a foto, nome e a descrição do espaço. Para evitar um descontrole maior, é possível limitar essas edições apenas para administradores.

Nesse caso, abra o grupo e acesse a tela com todos os detalhes. Toque em “Configurações do grupo” e, em seguida, “Editar dados do grupo”. Marque a opção “Admins” para confirmar.

2. Crie regras para o grupo

Continua após a publicidade

O campo de descrição do grupo no WhatsApp é uma boa solução para criar e publicar uma lista de regras de convivência. Nesse espaço, você poderá inserir informações importantes e de fácil acesso para todas as pessoas participantes, evitando que precisem navegar entre o histórico de mensagens para encontrá-las.

Quando alguém entra em um grupo, o WhatsApp exibe uma janela suspensa com a descrição. Dessa forma, ainda que muitas pessoas não leiam todo o conteúdo, há a possibilidade de manter as regras registradas em algum lugar.

3. Limite o envio de mensagens apenas para administradores

Continua após a publicidade

Essa é uma medida mais drástica, porém pode ser muito útil em grupos de WhatsApp voltados para avisos. Na tela de configurações, é possível determinar que apenas administradores possam enviar mensagens, enquanto os outros participantes apenas conseguem ler os comunicados.

Por um lado, isso reduz a oportunidade de conversas no grupo e, caso existam dúvidas, é provável que as pessoas enviem mensagens privadas para você. Por outro, é uma maneira eficaz de enviar comunicados de forma direta e para todas as pessoas necessárias.

4. Adicione novos administradores

Continua após a publicidade

A vida do “Admin” não é fácil. Muitas vezes, uma única pessoa não tem a disponibilidade de acompanhar o grupo durante o dia todo e tomar decisões importantes sobre a convivência entre as pessoas. Nesse caso, vale a pena dividir o cargo com outras pessoas.

Na tela de configurações do grupo, você também pode gerenciar a lista de administradores. É recomendável escolher pessoas de confiança e com horários diferentes, para que sempre alguém possa acompanhar as movimentações nas conversas.

5. Crie um link de convite ao grupo de WhatsApp

Continua após a publicidade

Caso muitas pessoas precisem entrar no grupo, você não precisa salvar cada um à sua lista de contatos e depois adicionar os perfis. Uma solução rápida e prática envolve criar um link de convite. Dessa forma, você pode compartilhar em outras conversas ou até mesmo como QR Code.

Quando uma pessoa acessa o link, encontra a descrição e a lista de participantes. Administradores também podem redefinir e criar um novo link, caso muitas pessoas desconhecidas entrem através desse método.

Fonte: WhatsApp (1, 2, 3)