Publicidade

Versão web do Microsoft Word agora pode transcrever áudio

Por| 25 de Agosto de 2020 às 18h50

Link copiado!

Tadas Sar/Unsplash
Tadas Sar/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

Sabe quem pode ser um novo aliado na tarefa de transcrever longos áudios e entrevistas? O Microsoft Word. Nesta terça-feira (25), a versão web do famoso processador de texto passou a contar não apenas com um novo recurso de transcrição de áudios, como também uma nova função de comandos de voz por ditado. A ideia, basicamente, é que o usuário possa transcrever gravações em tempo real ao toque de um botão, fazer upload de clipes de áudio ou até mesmo de vídeo.

Embora o Transcribe esteja sendo lançado inicialmente para a versão web, há planos de trazer o recurso para os aplicativos do Word para iOS e Android ainda neste ano. Por enquanto, o inglês é o único idioma com suporte, mas a expectativa é que o recurso se expandirá para outros idiomas em breve. A Microsoft está limitando a transcrição aos assinantes do Microsoft 365, que também serão limitados a cinco horas mensais para upload de áudio, sem nenhuma maneira de estender esse tempo de transcrição por enquanto. No entanto, para áudio gravado direto no Word na web, não há limite de transcrição.

O tempo equivale a 300 minutos por mês, o que é metade dos 600 minutos que concorrentes como o Otter.ai oferecem gratuitamente. O Otter também oferece uma interface da web semelhante para gravar chamadas e transcrever em tempo real. A Microsoft não compacta o áudio para transcrever. Em vez disso, ele é capturado no formato WAV e carregado diretamente em uma nova pasta em seu próprio armazenamento OneDrive.

Continua após a publicidade

Na prática, o texto que for transcrito ficará numa nova barra lateral, localizada na região da direita do aplicativo. O usuário também pode fazer anotações junto com a gravação e inserir partes da transcrição assim que estiver concluída. Ainda é possível renomear cada um dos locutores identificados. Depois de fazer isso, o usuário também pode mover as palavras que foram transcritas para o documento do Word. A principal questão é que a precisão do recurso depende diretamente da qualidade da gravação.

Fonte: The Verge