Texto muito longo? Google Drive agora cria 'podcasts' de arquivos PDF com IA
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O Google Drive passou a gerar resumos em áudio de PDFs longos com ajuda da IA Gemini. O novo recurso cria versões narradas no estilo podcast, com duração de dois a dez minutos, que são salvas automaticamente na pasta “Audio overviews”.
A proposta é facilitar a leitura de documentos extensos, permitindo que o usuário ouça o conteúdo enquanto realiza outras atividades, sem precisar abrir o arquivo original.
A função começou a ser liberada nesta quarta-feira (12) para usuários de contas pessoais, empresariais e educacionais com acesso aos recursos de IA do Google. Por enquanto, o recurso está sendo distribuído de forma gradual e funciona apenas para arquivos em inglês.
Como o resumo de áudio funciona?
O novo recurso do Google Drive usa a IA Gemini para analisar o conteúdo de PDFs extensos e gerar automaticamente um resumo falado em formato de podcast. Em poucos segundos, o sistema cria um áudio de 2 a 10 minutos, destacando os principais pontos do texto.
O arquivo é salvo na pasta “Audio overviews” dentro do Drive e, por enquanto, está disponível apenas para documentos em inglês.
A novidade já foi liberada?
O recurso começou a ser liberado nesta quarta-feira (12) para assinantes do Google One AI Pro e AI Ultra. Nas empresas, está disponível nos planos Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, AI Pro for Education e AI Ultra for Business.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Cansou de ler? Google Docs vai ditar documentos com ajuda de IA
- 6 prompts para usar o Gemini no trabalho que você precisa conhecer
- 8 prompts do Gemini para deixar o seu dia mais produtivo
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)