ReactOS, sistema aberto que roda apps de Windows, completa 30 anos; conheça
Por André Lourenti Magalhães |

O ReactOS completa 30 anos de existência neste mês de janeiro. O sistema operacional pode não ter tanta popularidade, mas há três décadas trabalha para criar uma alternativa de código aberto para rodar aplicativos e drivers do Windows.
- O que é open source?
- Seu PC não suporta o Windows 11? 5 distribuições Linux que você precisa conhecer
A versão mais recente do ReactOS tem uma interface parecida com a do Windows XP e suporte a alguns aplicativos famosos, como Blender, Media Player Classic, WinRAR e Mozilla Firefox.
O Canaltech conta a história do sistema:
- O que é ReactOS?
- Como surgiu?
- Quais são os recursos disponíveis?
O que é ReactOS?
ReactOS é um sistema operacional de código aberto criado para rodar apps e drivers do Windows e funcionar como uma alternativa gratuita ao SO da Microsoft. O projeto é inspirado nas versões do sistema no começo dos anos 2000 e ainda é considerado em fase alfa de desenvolvimento (recomendado apenas para testes).
Os desenvolvedores do projeto também têm o objetivo de registrar a maior quantidade possível da documentação das APIs do Windows, principalmente porque a MS não libera alguns destes detalhes.
Em resumo, o ReactOS parece o Windows, roda aplicativos do sistema, mas é feito sob uma licença aberta.
Como surgiu?
O desenvolvimento do sistema começou em 1996, mas a primeira versão disponível foi publicada apenas sete anos depois, em 2003. O projeto surgiu após o fim do FreeWin95, uma tentativa de criar uma versão de código aberto do Windows 95, mas que não engrenou.
A primeira versão do ReactOS podia ser instalada a partir de um CD e funcionava apenas com linhas de comando, sem área de trabalho. Alguns apps como Calculadora e o jogo Campo Minado estavam disponíveis.
Nos anos seguintes, o projeto ganhou mais desenvolvedores interessados e lançou atualizações com interfaces similares ao Windows 98 e ao Windows 93. Uma polêmica aconteceu em 2006, quando alguns dos colaboradores foram acusados de criar com base em uma versão vazada do código-fonte do Windows — o projeto teve que ser interrompido para avaliação do código.
O último salto de geração aconteceu em 2016. Atualmente, a versão mais recente é a ReactOS 0.4.15, disponível sem custos na página da plataforma. Ao todo, a iniciativa já teve mais de 300 colaboradores, 88 mil registros e 14 milhões de linhas de código escritas.
Quais são os recursos disponíveis?
O ReactOS conta com as seguintes opções:
- Explorador de arquivos;
- Interface similar ao Windows XP com Menu Iniciar e Barra de Tarefas;
- Suporte a apps e drivers do Windows.
Leia também:
- Por que o SteamOS é promissor, mas ainda não substitui o Windows?
- 7 programas do Windows 95 que fizeram sucesso (e deixaram saudades)
- Quanto custava um PC com Windows 95 em 1995 e quanto ele custaria hoje?
VÍDEO: O fim do ChromeOS como conhecemos e a ascensão do Aluminium