Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Figma?

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Setembro de 2021 às 08h13

Link copiado!

Divulgação/Figma
Divulgação/Figma

O Figma (Web) é uma ferramenta online para design vetorial de interfaces e protótipos. Destaca-se por ser gratuito, colaborativo com alterações em tempo real, e operada através do próprio navegador, sem a necessidade de instalar um novo software em seu computador.

A primeira versão do Figma foi lançada em 2015 com o propósito de funcionar como uma plataforma para trabalho colaborativo de design. Por ser acessível e permitir que várias pessoas editem projetos em tempo real, tornou-se uma opção muito útil para situações de trabalho remoto: evita cenários como a perda de um arquivo final ou a falta de integração entre ideias de profissionais em grupo.

Figma: como funciona

Continua após a publicidade

Para começar a trabalhar com o Figma, é necessário criar um espaço para a sua equipe. Essa área concentrará todos os projetos realizados e possui uma biblioteca própria, em que é possível inserir paletas de cores, logos e outros elementos gráficos que fazem parte da padronização do trabalho.

Para convidar pessoas à equipe, basta informar o endereço de e-mail e determinar o nível de permissão: algumas pessoas podem apenas visualizar e comentar, enquanto outras possuem a liberdade para edição. Cada arquivo pode receber colaboração de até 500 pessoas, com limite de 100 integrantes com permissões para edição. Durante o desenvolvimento do projeto, é possível realizar alterações em tempo real e inserir comentários para feedback.

As criações podem ser feitas com documentos em branco ou a partir de interfaces com modelos específicos para celulares e computadores. O mesmo arquivo é disponibilizado para todas as pessoas presentes no projeto, e não há o risco de criar alterações em arquivos separados ou que não foram finalizados. Dessa forma, o Figma consegue exibir todo o processo criativo para a equipe inteira de forma participativa.

A interface do arquivo é intuitiva e editável, com possibilidade de inserir formas, gráficos e arquivos de mídia do seu computador. Além da edição das telas, o app também disponibiliza efeitos de animação e acesso aos códigos, concentrando demandas do trabalho de designers e desenvolvedores.

Figma: preços

O Figma é gratuito para uso, mas apresenta versões pagas para profissionais e empresas. No plano gratuito, não há limite de armazenamento em nuvem para os projetos, o histórico dos últimos 30 dias é mantido e há o limite de uma equipe. A versão "Professional", oferecida por US$ 12 por mês para cada editor, permite compartilhar bibliotecas, histórico ilimitado e biblioteca compartilhável entre equipes. Já a versão "Organization", oferecida por US$ 45 ao mês por editor, é voltado para empresas e traz recursos para centralizar equipes, compartilhar fontes, criar plugins particulares e outras opções.

Continua após a publicidade

Quais ferramentas são parecidas com o Figma?

Alguns concorrentes com funções similares ao Figma são o Adobe XD e o Sketches. Em comparação com essas plataformas, o Figma pode não apresentar a mesma profundidade de recursos, mas leva vantagem ao concentrar as atualizações em tempo real para o mesmo arquivo, com sincronização pelo navegador. No caso do software da Adobe, os arquivos podem ser salvos na Creative Cloud, mas é necessário transferi-los para que outras pessoas colaborem com o projeto.

FigJam

Ainda em versão beta, o FigJam é um quadro colaborativo indicado para brainstorming e concentração de ideias. Reúne as mesmas funcionalidades colaborativas, como o convite para integrantes e a edição em tempo real, e possui liberdade para personalização. É possível carregar arquivos de mídia do seu dispositivo, fazer anotações, desenhos a mão livre e utilizar adesivos para marcação. Esse recurso também é gratuito.

Continua após a publicidade

Você já usou o Figma? Deixe sua opinião sobre a ferramenta!

Fonte: Figma