Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um CMS? | Content Management System

Por| Editado por Bruno Salutes | 03 de Agosto de 2022 às 16h00

Link copiado!

Unsplash/Daniel Korpai
Unsplash/Daniel Korpai

Saber o que é um CMS (Content Management System) é essencial para desenvolvedores de portais na web. Isso porque esse sistema permite criar, publicar e gerenciar um site e seu conteúdo de forma simples e rápida.

Embora o nome pareça referencar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Em resumo, você pode utilizar o CMS para gerir e atualizar um site de notícias, blogs, lojas virtuais ou quaisquer outros tipos de portais que requerem atualizações constantes para entrega de conteúdo a um visitante ou consumidor. Logo, é uma ótima ferramenta para sites duradouros e com tráfego constante de usuários.

Continua após a publicidade

Como utilizar o Content Management System

Ao criar um site utilizando CMS, o usuário apenas se preocupa com a criação do conteúdo propriamente dito, e não com os detalhes técnicos por trás do funcionamento do site. Isso significa que não é necessário ter um suporte altamente especializado para publicar atualizações simples, tornando projetos e negócios na web extremamente simples e viável.

Isso resultou na propagação em larga escala de blogs pessoais e sobre assuntos específicos, e hoje esse ramo de entretenimento representa uma boa parcela de conteúdo na internet onde cada usuário possui afinidade com um determinado nicho. Por não ser preciso se preocupar com a parte técnica, um usuário pode se concentrar apenas no que deseja publicar.

Um dos sistemas mais utilizados no Brasil é o WordPress, desenvolvido na linguagem de programação PHP, que permite que qualquer usuário com conhecimento básico ou médio de computação possa criar websites completos e bastante fáceis de se manter, com um conteúdo interativo.

Entre os principais benefícios do WordPress, é um CMS gratuito e compatível com os principais plugins e templates para customização. Além disso, a comunidade ativa de utilizadores permite agregar conhecimento mútuo e encontrar soluções para melhorias e possíveis problemas.