As 10 melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog

As 10 melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 07 de Julho de 2022 às 14h05
Glenn Carstens-Peters/Unsplash

Se você domina um assunto e quer escrever mais sobre ele e não quer investir inicialmente, sem dúvidas está procurando a melhor plataforma gratuita para criar seu blog. Manter um site rodando não é uma tarefa tão simples quanto aparenta, mas há diversos serviços que permitem facilitar ao máximo esse processo.

Apesar disso, as principais plataformas de criação de sites da atualidade oferecem inúmeros recursos para personalização, o que basicamente as tornam capazes de prestar qualquer tipo de serviço para quem as utiliza.

Dessa maneira, você poderá escrever praticamente sobre qualquer assunto sem se preocupar tanto assim com as partes mais técnicas. Por isso, confira abaixo uma lista de 10 ferramentas gratuitas para você exercer a sua criatividade e criar o seu blog.

1. Wordpress

Talvez o principal serviço de blog gratuito de todo o mundo, o Wordpress oferece uma infinidade de recursos para quem quer controle completo não só do conteúdo que posta em seu blog, mas também das estatísticas de acesso, personalização avançada, suporte para widgets, comentários e tudo mais. Ele conta com ferramentas avançadas para tudo o que você quiser fazer, mas também é uma ótima opção para quem quer apenas um lugar para escrever e nada mais.

2. Tumblr

Talvez você não veja o Tumblr como uma plataforma de blogs, mas ele é. Se a maioria das páginas hospedadas no serviço tem uma pegada de compartilhamento de imagens, o Tumblr não decepciona quando o foco é a postagem de textos e vídeos, com tudo o que uma boa ferramenta do tipo precisa ter.

3. Blogger

Só não é possível cravar que o Wordpress é a principal plataforma de blog do mundo por causa do Blogger. O serviço do Google oferece uma série de recursos avançados, pode ser personalizado manualmente e apresenta uma estrutura robusta e compreensível para quem quer realizar as suas postagens e criar sites.

4. Weebly

Uma ferramenta que vem crescendo bastante nos últimos tempos, o Weebly também apresenta recursos avançados para a criação e o gerenciamento do seu blog. Nele, você pode fazer várias coisas, desde escolher um tema, até organizar suas postagens conforme o necessário. Sendo assim, é possível definir qual vai ser a cara da sua página e ajustá-la de acordo com o tipo de conteúdo que será publicado.

5. Medium

O Medium não é uma plataforma de blog convencional, como são as anteriores, então não é possível personalizar o visual nem adicionar widgets. Porém, é um dos grandes serviços de compartilhamento de textos do mundo atualmente e tem um visual incrível e com foco na leitura. Além disso, ele permite adição de imagens e ainda a criação de uma rede de amigos. Enfim, é uma rede social dedicada ao texto na qual todas as suas publicações serão exibidas em um perfil único.

Veja uma lista com 10 opções e escolha a melhor plataforma de blog (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

6. Wix

Outra opção completa e que oferece recursos avançados é o Wix. O que torna o construtor de sites tão intuitivo é a opção de criar layouts usando o princípio de drag-and-drop, que é basicamente a opção de arrastar e soltar os componentes. Com ela, é possível criar um blog completamente funcional e com um visual bastante profissional.

7. Textpattern

O Textpattern é uma das ferramentas mais acessíveis e práticas para a criação de blog. Por isso, ela é bastante utilizada para aqueles que não precisam usar tantos recursos quanto há no WordPress ou as outras plataformas listadas acima. Um dos excelentes usos do Textpattern, por exemplo, é para criar um portfólio, se você é designer.

8. Joomla

Conhecido por muitos como o principal rival do WordPress, o Joomla oferece uma série de recursos interessantes para criar uma interface amigável e responsiva. Além de fácil de usar e poder ser usado para construir diferentes sites e blogs, a plataforma também é excelente na criação de plataformas de e-commerces.

9. Drupal

Embora não seja tão popular assim no Brasil, o Drupal é uma excelente opção para criar blogs corporativos. Com recursos de alta qualidade, um dos seus maiores diferenciais está no tempo de resposta, algo crucial em um site hoje em dia, bem como seus mecanismos de segurança.

10. Pyro

O Pyro é uma excelente opção para aqueles que querem ter um blog pessoa, pois todo o seu layout pode ser feito não só de forma nativa, mas intuitiva. No geral, a plataforma é uma ótima opção para quem quer criar um blog simples, já que, para ir além disso, as extensões pagas são muito caras pelo que oferecem.

Qual a melhor plataforma de blog?

Elencar qual a melhor plataforma de blog é uma tarefa difícil pois, como visto acima, cada uma possui recursos e até mesmo finalidades diferentes. Algumas opções são mais generalistas e permitem maior escalabilidade, enquanto outras são mais simples e são excelentes para blogs pessoais que não desejam crescer tanto assim.

Plataformas como o WordPress, Joomla e Drupal, são excelentes para aqueles que querem elevar a atividade a um nível mais profissional, porém outras como Tumblr são voltadas para aqueles que querem escrever algo de forma mais informal. Para aqueles que querem criar um portfólio, o Textpattern é uma excelente opção.

Portanto, vendo por esse lado, é importante pensar que a melhor opção é aquela que atende melhor às suas necessidades. Então avalie as opções disponíveis e veja qual será a que vai atender às suas demandas. De todo caso, se você perceber que a ferramenta não está indo bem, você poderá trocá-la.

Pronto! A partir de agora você tem em mãos 10 excelentes ferramentas para criar seu próprio blog para publicar conteúdos relevantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.