Publicidade

O Chrome vai parar de funcionar no Windows 10? Veja o que vai acontecer

Por  | 

Compartilhe:
Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash

Com o fim do suporte ao Windows 10 cada vez mais próximo, surge uma dúvida sobre o que vai acontecer com aplicativos de terceiros no sistema, como o Google Chrome

A Microsoft não vai mais fornecer atualizações para o Windows 10 a partir de 14 de outubro, mas o cenário não necessariamente é o mesmo para apps de outras desenvolvedoras. O Canaltech contextualiza o caso:

  • O Chrome vai parar de funcionar no Windows 10?
  • Como isso aconteceu nas versões antigas do sistema?
    Como será o fim do suporte?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Chrome vai parar de funcionar no Windows 10?

Provavelmente não. Até o momento, o Google não confirmou uma data para encerrar o suporte do Chrome para Windows 10 — a versão do sistema operacional ainda conta entre os requisitos mínimos para instalar o navegador nos PCs. 

A tendência é de que o Chrome ainda receba atualizações compatíveis com o sistema da Microsoft mesmo após o dia 14 de outubro. Quando encerrar o suporte, o Google vai informar uma data e a última versão compatível. 

Procurado pela reportagem, o Google não comentou o caso.

Como isso aconteceu nas versões antigas do sistema?

No passado, o Google deixou o Chrome funcionar por algum tempo após o fim do suporte da Microsoft. O Windows 7 se tornou oficialmente obsoleto em janeiro de 2020, mas recebeu atualizações do Chrome até a versão 109, lançada em janeiro de 2023.

O Chrome 109 também foi a última versão compatível com os Windows 8 e 8.1 — no segundo caso, o suporte oficial terminou na mesma época. Com base no histórico, é provável que o navegador tenha pelo menos alguns meses de fôlego extra no Windows 10. 

Continua após a publicidade

Como será o fim do suporte?

A Microsoft encerra o suporte ao Windows 10 no próximo dia 14 de outubro. Isso significa que a empresa deixa de publicar atualizações e correções de bugs ao sistema.

Lançada em 2015, a versão do SO foi muito popular após uma fase conturbada com o Windows 8 e segue o ciclo previsto pela MS para terminar o suporte. 

Caso você tenha um computador compatível com o Windows 11, a recomendação é atualizar o quanto antes. Usar uma versão obsoleta pode expor o dispositivo a bugs e outras ameaças de segurança, mesmo com navegadores e outros apps ainda compatíveis.

Continua após a publicidade

A empresa ainda oferece um ano de atualizações de segurança garantidas, mas o serviço é pago ou pode ser acessado gratuitamente ao habilitar o backup no OneDrive.

Leia também:

VÍDEO: Conheça os atalhos secretos do teclado que vão salvar sua vida no notebook

Continua após a publicidade