Novo Clippy? Mico é o ‘mascote’ da Microsoft com IA
Por Bruno De Blasi |

Após anos de sucesso do Clippy no Office, a Microsoft revelou um novo “mascote” nesta quinta-feira (23): o Mico. O personagem vai personificar o Copilot, plataforma de IA da empresa, e atuará como um assistente dos usuários.
- ChatGPT, Gemini, Copilot e DeepSeek: quais são as diferenças entre as IAs?
- O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft
Em uma publicação no blog oficial do Copilot, o CEO da Microsoft AI, Mustafa Suleyman, defendeu uma “inteligência artificial centrada no ser humano” e observa que “muitas pessoas estão avaliando como deve ser um relacionamento com um companheiro de IA".
Neste sentido, o executivo informa que a empresa está incluindo recursos para tornar o assistente “mais pessoal e adaptável” às necessidades dos usuários. É aí que entra o Mico, cujo nome une as primeiras sílabas de “Microsoft Copilot”, com uma abordagem "expressiva, personalizável e acolhedora".
“Essa presença visual opcional escuta, reage e até muda de cor para refletir suas interações, tornando as conversas por voz mais naturais. O Mico demonstra apoio por meio de animações e expressões, criando uma experiência amigável e envolvente”, diz Suleyman.
Mico
A atualização revive a era dos assistentes do Office, usados principalmente nos anos 2000. Além do Clippy, um dos personagens mais conhecidos da série, a Microsoft também oferecia outros mascotes, como o cãozinho e o mago.
O Mico segue uma linha parecida ao contar com um corpo redondo que muda de cores. Ao acioná-lo, a empresa explica que é possível manter “conversas reais”.
Contudo, o novo mascote está disponível apenas nos Estados Unidos, sem previsão para ser levado a outros países.
No começo de outubro, a companhia também apresentou o Portrait, recurso experimental que adiciona rostos ao assistente de IA.
Copilot Mode no Edge
Poucos dias após a estreia do ChatGPT Atlas, a Microsoft apresentou novamente o Copilot Mode no Edge. Trata-se uma atualização revelada em julho de 2025 que transforma o app em um navegador de IA.
Com ela, o assistente da Microsoft consegue acompanhar o contexto da navegação e oferece ações para automatizar tarefas do dia a dia.
Alguns recursos, no entanto, não estão disponíveis no Brasil.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Microsoft Edge sugere ‘experimentar o Copilot’ ao acessar o ChatGPT e outras IAs
- Copilot ou Gemini? Veja o que muda entre as IAs e descubra a melhor para você
- ‘Ei, Copilot’: Windows vai abrir assistente de IA com comando de voz
VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta