Nova logo do Fuchsia OS vaza em registro de patente; veja

Nova logo do Fuchsia OS vaza em registro de patente; veja

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 16h55

O Fuchsia OS é um projeto trabalhado pelo Google de forma quase que secreta nos últimos anos. Foi muito tempo de mistério e quase nenhuma informação divulgada desde o início do lento desenvolvimento. Apesar de ser relativamente novo (os primeiros indícios surgiram em 2016), o sistema já vai passar pela sua primeira atualização visual.

Na verdade, não se trata de um anúncio oficial de logomarca, mas sim de uma patente registrada. O Google entrou com a solicitação junto ao órgão dos EUA responsável por resguardar as marcas no final do mês passado. A partir disso, o desenho vazou e agora dá para ver como será a novidade.

Essa é a nova logo do Fuchsia OS (Imagem: Reprodução/USPTO)

Como dá para ver na imagem acima, a nova identidade visual não é tão revolucionária se comparada com a atual. O design lembra um oito inclinado e é mais uniformizado. O símbolo remete ao infinito (ou uma fita de Möbius, se preferir), mas há um espaço aberto e não conectado, por isso o “ciclo” não se fecha.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A documentação oficial diz que o desenho é, na verdade, uma forma estilizada da letra F — isso explica porque o número 8 não está fechado. O documento também relata que essa imagem será usada nas categorias de sistema operacional, software operacional de computador e ferramentas de desenvolvimento.

O início verdadeiro do projeto

O Google confirmou ao site 9to5Google que esta é a nova logo do projeto Fuchsia OS. Se ainda havia dúvidas quanto ao nome Fuchsia, esse “F de lado” definitivamente acabou com elas. Por se tratar de um pedido de patente, ainda pode levar algum tempo para o Google usar o visual renovado. Isso só deve ocorrer de modo público após a autorização do órgão norte-americano, o que deve levar três meses ou mais.

Não chega a ser uma novidade esse redesenho, afinal o Google tem tradição de mudar nomes e logos com certa frequência nos seus produtos. A antiga G Suite, por exemplo, se tornou Google Workspace e teve os ícones migrados para um padrão colorido. O próprio Android já teve as características do robô verde alteradas inúmeras vezes.

Esta é a logo atual do Fuchsia, que lembra um oito estilizado (Imagem: Divulgação/Google)

Como era apenas um projeto, o Fuchsia OS resistiu bravamente aos constantes redesigns e se manteve fiel à sua cor e ao seu traço. Na verdade, ninguém dava muita bola para ele mesmo, já que o Android é quem sempre foi o queridinho da empresa.

O recente ingresso da marca no mercado de dispositivos inteligentes acelerou a criação de um sistema proprietário e exclusivo, sem ter o kernel baseado em Linux. O Fuchsia OS fez sua "aparição pública" como sistema para Google Nest Hub, mas deve estar presente em muitos outros projetos voltados para a internet das coisas. Como ele ainda não foi oficialmente mostrado, não se sabe como será a sua interface nem quais serão os seus recursos.

A chegada de uma logo totalmente nova pode representar o início deste caminho a ser trilhado.

Fonte: 9to5Google, USPTO

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.