Publicidade

Mozilla e Google estão criando novo formato de imagem, deixando JPG no passado

Por| 19 de Janeiro de 2018 às 16h39

Link copiado!

Mozilla e Google estão criando novo formato de imagem, deixando JPG no passado
Mozilla e Google estão criando novo formato de imagem, deixando JPG no passado
Tudo sobre Google

Não é nenhuma novidade que a compactação do formato JPG reduz um bom tanto a qualidade das imagens, além de o formato ter uma variedade limitada de tons e brilho. Mas, se depender da Google e da Mozilla, o JPG será aposentado em um futuro próximo com a chegada do AV1, novo formato que chega para concorrer com o HEIC, da Apple, criado com a mesma proposta de derrubar o JPG.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, o AV1 já apresenta qualidade melhor do que o HEIC, resultando em imagens mais nítidas e menos pixelizadas com a mesma compressão. Você mesmo pode comparar várias fotografias nos dois formatos neste site aqui, e, na seguinte imagem, podemos comparar a mesma fotografia, com a mesma compactação, nos formatos JPG, HEIC e AV1:

Isso significa que, caso o AV1 se torne o novo formato-padrão para as imagens usadas na internet, veremos fotografias com qualidade melhor por aí, sem que o arquivo "pese" mais por conta disso. O novo formato também beneficia imagens com textos, incluindo logomarcas, não perdendo definição como acontece com o JPG. Ainda, usa-se o HDR para deixar as cores das cenas ainda mais realistas.

Continua após a publicidade

Já ao comparar o AV1 com o HEIC, também é possível notar uma melhoria na qualidade com a mesma compactação. Ainda, o AV1 dispensa licenciamentos, podendo ser usado por qualquer um sem precisar pagar por isso (diferentemente do HEIC, da Apple, que exige licenciamento). Já prevendo que a questão do licenciamento pode fazer com que o formato HEIC não seja adotado amplamente, a Maçã recentemente se uniu às gigantes que fazem parte do Alliance for Open Media, trabalhando também no codec AV1 para vídeos.

Fonte: CNet