Publicidade

Apple se une a grupo para criar tecnologia de compressão de vídeo mais eficiente

Por| 05 de Janeiro de 2018 às 09h45

Link copiado!

Apple se une a grupo para criar tecnologia de compressão de vídeo mais eficiente
Apple se une a grupo para criar tecnologia de compressão de vídeo mais eficiente
Tudo sobre Apple

A Apple acaba de se unir à Alliance for Open Media, grupo formado por várias gigantes da tecnologia como Amazon, Google, Facebook, Netflix, Hulu e Intel, com o objetivo de, juntas, criarem uma nova tecnologia de compressão de vídeos chamada AV1.

O AV1 será mais eficiente do que as tecnologias atuais, e as gigantes pretendem torná-lo o codec padrão da indústria em um futuro próximo. A Maçã não anunciou sua entrada para a aliança oficialmente, mas o nome da companhia foi discretamente adicionado à lista de empresas participantes no site do projeto.

Segundo o Alliance for Open Media, o novo codec será livre de direitos autorais e de código aberto, com o objetivo final de unificar a indústria de mídia rumo a um futuro universalizado. Isso porque, atualmente, as fabricantes de dispositivos e softwares usam padrões diferentes, e quem sai lesado, aqui, acaba sendo o consumidor, muitas vezes.

A Google, por exemplo, usa o VP9 para vídeos 4K, padrão este que não é suportado pelo navegador Safari, da Apple. Isso significa que, ao abrir o YouTube no Safari, o usuário não consegue assistir a vídeos na resolução 4K, precisando usar o Chrome para isso. Portanto, um codec universal beneficiará tanto as companhias, quanto os usuários, no final das contas.

Continua após a publicidade

A aliança entre as gigantes da indústria tecnológica começou em 2015, com o Facebook aceitando fazer parte dela em novembro de 2017. Agora, com a chegada da Apple, espera-se que a coisa caminhe ainda mais rapidamente rumo à criação do AV1.

Fonte: CNet