Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux 5.19: Linus Torvalds usa MacBook Air M2 para lançar a nova versão

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Agosto de 2022 às 22h30

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O projeto Asahi Linux, focado em computadores com arquitetura ARM, como é o caso dos chips de silício da Apple, avançou significativamente durante essa semana. O projeto de distribuição do sistema de código aberto mais famoso do mundo está em fase alfa, permitindo a instalação do Linux como sistema nativo em computadores Apple.

Em condições normais de temperatura e pressão, só é possível rodar o Linux em um computador com a maçãzinha estampada por meio de uma máquina virtual. Porém, mesmo com a indisponibilidade de alguns recursos, o pessoal da Asahi conseguiu fazer com que o sistema operacional rodasse relativamente bem.

Bom desempenho

Continua após a publicidade

O desempenho foi bom o suficiente para que o idealizador do sistema operacional, Linus Torvalds, usasse um MacBook Air, equipado com o novo e poderoso chip M2, para lançar seu novo Linux 5.19, rodando o Asahi Linux. Isso foi possível após atualizações no projeto, que permitiram que o Asahi suportasse os processadores M1 Ultra e M2.

Esta mesma atualização, que foi lançada em julho deste ano, também adicionou suporte ao Mac Studio e correção de problemas relacionados ao Bluetooth. "É algo que eu estava esperando há muito tempo, e finalmente é realidade, graças à equipe Asahi", declarou Torvalds em e-mail enviado para a comunidade de desenvolvedores Linux.

Terceira vez de Torvalds com a Apple

Continua após a publicidade

Esta é a terceira vez que o idealizador do Linux usa um hardware da Apple para desenvolvimento em Linux. Em outras ocasiões, ele o fez para desenvolvimento em powerpc, em uma máquina Apple equipada com essa arquitetura, um chip ppc970, lá no início da década de 2000.

A segunda foi há pouco mais de uma década, quando foi usado um dos primeiros MacBook Air. Segundo Torvalds, a escolha foi porque o computador portátil da Apple era o único realmente fino e leve disponível no mercado naquele momento.

Fonte: Apple Insider