Legenda em tempo real do Google agora funciona em videochamadas no Pixel 4a

Por Ramon de Souza | 03 de Agosto de 2020 às 20h45
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Pixel 4a

Ficha técnica

O Google lançou, nesta segunda-feira (3), o tão aguardado Pixel 4a; porém, os anúncios da companhia não se limitaram ao novo gadget. A marca também estendeu as capacidades do Live Caption, recurso de acessibilidade exclusivo da linha de smartphones Pixel, capaz de gerar legendas na tela automaticamente sempre que o usuário reproduz alguma mídia no telefone (como um vídeo ou um podcast).

A funcionalidade, a partir de agora, também é capaz de transcrever ligações telefônicas e chamadas de vídeo em tempo real — uma facilidade preciosíssima para deficientes auditivos. Por enquanto, a atualização só é válida para o Pixel 4a; o Google promete disponibilizá-la “em breve” para os modelos mais antigos da família (Pixel 2, 3, 3a e 4), mas não estabeleceu uma data para que isso ocorra.

Vale a pena ressaltar também que, independente do dispositivo que você estiver utilizando, a Live Caption infelizmente só funciona em inglês. Não há previsão para que o recurso ganhe compatibilidade com a língua portuguesa — afinal, é de se imaginar o trabalho envolvido em treinar o sistema para detectar todas as nuances de um idioma e transcrevê-las de forma fiel.

Outra facilidade interessante que foi anunciada junto com o Pixel 4a, aliás, é o novo aplicativo para gravação de notas de áudio, que agora é capaz de sincronizar com o Google Docs para transformar suas gravações em documentos de texto de forma automática. Novamente, porém, tal recurso só está disponível em inglês.

Fonte: Google Blog, Dieter Bohn/Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.