Android 11 deve contar com transcrição automática de ligações

Android 11 deve contar com transcrição automática de ligações

Por Wagner Wakka | 27 de Abril de 2020 às 19h00
Reprodução/YouTube

Durante a Google I/O 2019, a companhia apresentou uma nova ferramenta chamada Live Caption, capaz de criar transcrição automaticamente em vídeos, podcasts e outros conteúdos. Agora, a empresa pode levar a novidade para ligações telefônicas.

Pesquisadores do XDA-Developers identificaram referências à ferramenta no APK do Android 11 Developer Preview 3, no Google Pixel 4. Vamos por partes porque há muitos nomes na mesa.

O site recorrentemente faz o teardown do APK de programas. Tal prática se trata de uma análise do código para identificar mudanças e novas funções referenciadas no código-fonte de um aplicativo. APK é a extensão dos arquivos de instalação no Android — algo equivalente eo EXE no Windows.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em uma dessas investigações no APK do novo Android, os pesquisadores encontraram uma referência direta ao Live Caption. “Permitir que o Live Caption seja usada nesta ligação”, registra o código.

CANCEL

Enable Live Caption over this phone call? Your use of the feature will be annonunced to others on the call.

Enable Live Caption confirmation dialog

ENABLE

Segundo o site, a ferramenta usa três modelos de machine learning nos aparelhos para conseguir identificar a fala e transcrever na tela para o usuário. Assim, uma pessoa surda, por exemplo, poderia compreender um áudio de uma ligação.

Assim como o Live Caption para vídeos e podcasts, o sistema em chamadas também deve ser restrito à língua inglesa e para alguns modelos de smartphones que já contam com Android 11.

Apesar de ter já referenciado no código do APK, ainda não há informações sobre o lançamento da funcionalidade até o momento.

Fonte: XDA-Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.