IA Nano Banana chega ao Chrome, mas há um porém
Por Viviane França |

O Google anunciou nesta quarta-feira (28) que o Nano Banana, ferramenta de inteligência artificial para edição e transformação de imagens, agora pode ser usado no navegador Chrome. A novidade, no entanto, está disponível apenas para usuários nos Estados Unidos.
- Quando o Chrome com Gemini integrado chega ao Brasil?
- ChatGPT Atlas vs Chrome com Gemini: veja o que muda entre os navegadores de IA
A atualização, liberada para macOS, Windows e Chromebook Plus, é baseada no modelo Gemini 3, o mais recente da empresa. O Nano Banana pode ser acessado em um painel lateral do Chrome, onde será possível enviar um comando descrevendo o que deseja fazer com a imagem, seja redesenhar um ambiente, gerar inspiração visual ou transformar dados em infográficos.
O recurso simplifica a edição de imagens com IA, pois todo o processo acontece na janela do navegador e você não precisa mais abrir novas abas, baixar ou enviar arquivos na solicitação.
Quais são as outras novidades do Gemini no Chrome?
Além do Nano Banana, o Gemini no Chrome trouxe outros recursos para melhorar a navegação com uso da IA:
- Painel lateral e multitarefa: o Gemini consegue acompanhar o usuário em várias abas, ajudando a comparar informações, resumir avaliações de produtos e organizar agendas;
- Apps conectados: integra o Gemini a serviços do Google, como Gmail, Agenda, YouTube, Maps, Shopping e Flights, para facilitar tarefas, como planejar viagens ou redigir e-mails;
- Navegação automática: é considerada a evolução do preenchimento automático do Chrome, que consegue executar tarefas de vários passos, como pesquisar preços, agendar compromissos, preencher formulários e comprar produtos online com códigos de desconto;
- Inteligência Personalizada: o recurso vai permitir que o Chrome lembre o contexto de conversas anteriores e forneça respostas personalizadas.
Quem pode usar os recursos de IA no Chrome?
Por enquanto, todos os recursos do Gemini no Chrome, incluindo o Nano Banana e o painel lateral, estão restritos a usuários nos Estados Unidos que utilizam Windows, macOS ou Chromebook Plus.
A navegação automática, recurso mais avançado, está disponível apenas em versão de prévia para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Nano Banana, Veo 3 e mais: 6 novidades do Gemini em 2025
- De TV a carro: o que o Gemini consegue fazer em cada dispositivo?
- Vale a pena assinar o Google AI Ultra, que custa mais de R$ 1 mil por mês?
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)