Publicidade

Google redesenha radicalmente sua interface para smart displays

Por| 19 de Outubro de 2020 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Embora não façam sucesso aqui no Brasil, os smart displays já fazem parte da estratégia global do Google para aumentar ainda mais sua presença no cotidiano da população. Estamos falando de dispositivos como o Nest Hub, que vão além de oferecer as funcionalidades de um smart speaker ao ofertar também uma tela sensível ao toque (útil para consumir conteúdo e facilitar a interação com o sistema operacional).

Pois bem — nesta segunda-feira (19), a companhia anunciou uma série de novidades para esse ecossistema, o que inclui um redesenho completo da interface do sistema operacional que equipa tais gadgets. Ele passa a ganhar um visual mais intuitivo, com funcionalidades separadas em cinco abas distintas.

Na primeira aba, que muda de nome de acordo com o período do dia (Your Morning, Your Afternoon, Your Evening etc.), o smart display passará a prover informações contextualizadas que possam ser úteis para aquele momento, incluindo previsão do tempo para as próximas horas, compromissos no calendário e assim por diante. Todos esses cartões podem ser tocados para exibir mais informações.

Continua após a publicidade

À esquerda, temos as guias Home Control (que centraliza comandos para dispositivos conectados, incluindo lâmpadas inteligentes), Media (onde é possível descobrir e reproduzir conteúdos multimídia, inclusive em serviços como Spotify e Netflix), Communicate (focado em aplicativos de comunicação como Meet e Zoom) e Discover (que simplesmente traz dicas para você aproveitar mais do próprio dispositivo).

Útil para todos os momentos

Para que você durma e acorde melhor, os aparelhos também poderão reproduzir sons relaxantes durante a noite (como barulho de chuva) e aumentarão o brilho do display gradualmente durante 30 minutos antes do horário definido no alarme — uma novidade que visa simular o nascer do Sol.

Continua após a publicidade

A interface também ganha um modo escuro (Dark Mode) que é ativado automaticamente de acordo com o horário ou iluminação do ambiente. Por fim, um recurso muito pedido pelos usuários finalmente será inaugurado: a possibilidade de sincronizar mais do que uma conta Google para o recurso de calendário, permitindo, assim, que você visualize compromissos tanto de sua agenda pessoal quanto da profissional, por exemplo.

Com as novidades, os smart displays se tornam muito mais úteis do que eram até então, se tornando mais uma forma de consumir conteúdos multimídia e ser mais do que um “smart speaker com tela”. Infelizmente, tais gadgets ainda não são comercializados oficialmente no Brasil, sendo possível adquiri-los apenas via importação independente.

Fonte: Google