Google Docs agora cria resumos de áudio com IA; veja como funciona
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

Usuários do Google Docs agora contam com a opção de resumir conteúdos em áudio. O novo recurso é viabilizado pela tecnologia do Gemini e promete ajudar os usuários a compreender rapidamente o contexto do documento.
- Google Docs agora edita arquivos do Word, Excel e PowerPoint com senha
- Como comparar textos com versões diferentes no Google Docs
A funcionalidade, baseada na inteligência artificial (IA) da gigante das buscas, pode ser utilizada para revisar um relatório com grande volume de dados ou até mesmo para se preparar para uma reunião.
“Esses resumos geralmente têm menos de alguns minutos de duração e utilizam um estilo de fala natural para ajudar você a se atualizar de forma rápida e eficiente”, destaca a empresa.
Como utilizar os resumos no Docs
O recurso pode ser acessado na aba “Ferramentas”, localizada na barra superior do Docs. Depois, basta selecionar a opção “Áudio” para gerar o resumo do documento, com a possibilidade de escolher entre ouvir o conteúdo completo ou apenas uma aba específica.
A ferramenta aparece na parte inferior da tela e permite acelerar ou reduzir a velocidade de reprodução, além de avançar até o trecho desejado. Os usuários também podem escolher a voz com a qual o resumo será gerado ao clicar nos “três pontos” e selecionar “Alterar voz”.
Essa seção exibe opções como:
- Narrador;
- Educador;
- Treinador;
- Explicativo;
- Motivador.
Também é possível editar o tamanho e a cor do botão dedicado à síntese em áudio do documento.
Disponibilidade do recurso
O resumo em áudio no Google Docs está disponível para assinantes dos seguintes planos do Google Workspace e do Google AI:
- Business Standard e Business Plus;
- Enterprise Standard e Enterprise Plus;
- Complemento Google AI Ultra para Empresas;
- Complemento Google AI Pro para Educação;
- Google AI Pro e Google AI Ultra.
A funcionalidade já começou a ser implantada no aplicativo e deve chegar a todos os usuários elegíveis nas próximas semanas.
Leia também: