Publicidade

GitHub: as linguagens mais populares de acordo com pull requests

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Arif Riyanto
Unsplash/Arif Riyanto

Em programação, as chamadas pull requests (“solicitação de puxar”, na tradução livre) acontecem quando um dos braços do projeto notifica uma alteração ou finalização de um tarefa, para que esse trabalho seja integrado ao todo. É uma atividade bastante comum entre os desenvolvedores, ao ponto de podermos medir a popularidade de uma linguagem somente por meio disso.

Em seu blog, o especialista em ciências da computação Daniel Lemire, destaca o ranking de pull requests que o próprio GitHub fornece. Segundo a lista, as linguagens mais populares são JavaScript/TypeScript e Python, com aproximadamente 20% de todas as solicitações, cada — juntos, ambas somam 40% do total.

“A popularidade do JavaScript e das linguagens derivadas é forte. Corresponde à minha experiência. Publiquei algumas bibliotecas JavaScript/TypeScript (FastPriorityQueue.js e FastBitSet.js) e elas receberam um fluxo contínuo de contribuições. Parece que o TypeScript está substituindo progressivamente parte do JavaScript, mas eles são frequentemente usados de forma intercambiável”, comenta Lemire.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em seguida, vêm C++, Go e TypeScript, perto de 10%; e PHP, Ruby, C e C# ficam entre os 5% e os 3%, enquanto Shell, Nix, Scala, Rust e Kotlin figuram acima de 1%. Outras populares, como Swift e Dart, aparecem com menos de 1%.

“C/C++ está em ascensão (acima de 10%). C++ praticamente dobrou sua popularidade relativa em termos de solicitações pull nos últimos dez anos. Suspeito que o excelente trabalho que o comitê de padrões C++ está fazendo, modernizando a linguagem a cada novo padrão, esteja ajudando. As ferramentas em C++ também estão melhorando rapidamente: é mais fácil do que nunca escrever um bom código C++”, destaca Lemire.

Fonte: Daniel Lemire