Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Facebook russo", VK lança loja de aplicativos para driblar sanções

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Maio de 2022 às 16h09

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A rede social russa VK, considerada o "Facebook da Rússia" e de propriedade parcial da Gazprom Media, anunciou uma nova plataforma de aplicativos própria desenvolvida com o apoio do Kremlin, para criar uma série de serviços digitais domésticos e reduzir a dependência de empresas ocidentais.

A nova loja de aplicativos — que ainda está na versão beta — é chamada de RuStore e foi lançada na última quarta-feira (26) para Android. A iniciativa ocorre após a saída das proprietárias das principais plataformas de apps no país, Google e Apple em resposta à invasão da Ucrânia.

A RuStore foi criada com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Rússia, bem como da empresa de tecnologia russa Yandex, o maior credor do país, Sberbank, e da empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab.

Continua após a publicidade

"Criar uma loja de aplicativos russa é uma tarefa essencial, ditada pelas condições do mercado", disse o ministro das Comunicações e Mídia, Maksut Shadaev, em comunicado anunciando o lançamento.

Desde a saída das big techs ocidentais do país, Moscou tem feito esforços para dominar a Internet na Rússia com o desenvolvimento rápido de alternativas domésticas para substituir os apps rivais. Da mesma forma, o país limita acesso a alternativas que incluam serviços como o Instagram e o Facebook da Meta, o Twitter e o Google Notícias.

Os políticos locais também incentivam os usuários a mudar para provedores domésticos. "Tenho certeza de que a RuStore será procurada por usuários e desenvolvedores. Ela tem tudo o que precisa para se tornar a maior loja de aplicativos russa", disse o CEO da VK, Vladimir Kiriyenko.

Continua após a publicidade

Sobre a RuStore

Depois do lançamento do RuMarket e do NashStore, ambos no mês passado, a RuStore é a terceira no catálogo russo de lojas de apps para o sistema Android. Apesar de não estar perto do Google Play, parece ser uma loja de aplicativos decente com um design fácil de usar.

De acordo com a VK, a RuStore já conta com mais de 100 aplicativos desde o dia do seu lançamento, incluindo alguns serviços governamentais, delivery, farmácia, jogos e outros. A empresa informou que adicionará mais apps na plataforma gradualmente nos próximos dias.

É provável que o governo russo torne a RuStore essencial nos celulares vendidos na Rússia com a plataforma pré-instalada para permitir que os cidadãos tenham acesso aos apps domésticos.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters