Dia do Desenvolvedor | 5 dicas para quem quer começar na área
Por Kaique Lima • Editado por Claudio Yuge |
Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador (a) ou do Desenvolvedor (a). A escolha da data se deu por ser o 256° dia do ano, e 256 é o número de valores diferentes que podem ser representados com um byte de oito bits. E anos após ano, este ofício só cresce, seja em número de profissionais, em vagas de emprego, e até mesmo em entusiastas, que têm a programação como lazer.
- Dia do Desenvolvedor | Perfil da profissão no Brasil, salários e áreas bem pagas
- Mulheres programadoras: o atual panorama e iniciativas para quem quer começar
Em comemoração a esse dia especial, o programador especialista em Inteligência Artificial (IA) e professor da Ultima School, Milton Ossamu preparou uma lista com dicas importantes para quem está começando a programar ou tem a intenção de migrar sua carreira para a programação.
1- Estude sempre: segundo Ossamu, um programador nunca termina de estudar, algo que é inerente a esse mercado, que está sempre em evolução. “Novas tecnologias surgem, novas linguagens, demandas e modelos de negócio. O hábito de estudar está intrinsecamente ligado ao sucesso de um profissional", defende o professor.
2- Aprenda inglês: a língua inglesa é muito comum no cotidiano do programador. Embora não seja uma barreira para o trabalho na área, é importante para um melhor desenvolvimento dos projetos. “Desde os materiais de estudo às linguagens de programação propriamente ditas, o inglês está presente em todos os momentos da vida do programador", explica Ossamu.
3- Seja destemido: a programação pode parecer um monstro sem solução para quem olha de primeira, porém, o medo não pode paralisar alguém. “Procure um mentor, analise se o caminho está certo, mantenha-se atualizado e construa uma rede de contatos. Quanto mais envolvido com o ecossistema, menos ansiedade você terá ao ingressar no mercado", diz o professor.
4- Procure material de qualidade: há muito material disponível sobre programação na internet, boa parte dele acessível e gratuito, permitindo que uma pessoa saia do zero a seu primeiro programa em um tempo relativamente curto. Porém, filtrar esse conteúdo pode ser um desafio, principalmente para iniciantes.
5- Não foque no salário: certamente o que mais atrai novos profissionais para o mercado de tecnologia e a programação é a remuneração muito acima do restante do mercado para cargos iniciais. Porém outros pontos são importantes, como a vontade de aprender e a identificação com o tema, além de afinidade com matemática, análise de dados e estatística.