Como usar o Google Drive para editar planilhas do Excel

Por Matheus Bigogno Costa | 21 de Agosto de 2020 às 13h00
Mckups/Reprodução

O Google Drive oferece inúmeros serviços de criação e edição de documentos de texto, planilhas e até mesmo apresentação de slides. Além disso, a plataforma oferece um recurso que permite os usuários editarem planilhas do Excel.

O procedimento é rápido e fácil, basta apenas que você faça o upload de uma planilha com este formato no Google Drive e edite-a utilizando o Google Planilhas. Confira abaixo o passo a passo!

Como usar o Google Drive para editar planilhas do Excel

Passo 1: abra o Google Drive e clique em “Novo” no canto superior esquerdo. Com o menu aberto, selecione o item “Upload de arquivo” e escolha a planilha do Excel salva no seu PC para fazer o upload. Você também pode arrastá-la diretamente para o Drive.

Abra o Google Drive e faça o upload da planilha do Excel, armazenada em seu PC (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: após o arquivo ser carregado, dê um duplo clique em cima dele para abri-lo.

Clique duas vezes sobre o arquivo para abri-lo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o arquivo aberto para visualização, clique em “Abrir com o Planilhas Google” no canto superior.

Com o arquivo aberto, clique em "Abrir com Planilhas Google" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: espere alguns instantes até que o arquivo seja aberto no Planilhas Google e faça todas as edições necessárias nele. As mudanças serão salvas automaticamente.

Faça as edições necessárias na sua planilha (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: ao finalizar as edições, clique em “Arquivo” no menu superior. Com o menu aberto, selecione o item “Fazer o download” e, em seguida, clique em “Microsoft Excel (.xlsx)” para fazer o download como um arquivo do Excel.

Clique em "Arquivo", "Fazer o download" e, em seguida, selecione "Microsoft Excel (.xlsx)" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: caso você já tenha fechado o arquivo, pode baixá-lo diretamente da lista de arquivos do Drive. Clique com o botão direito do mouse em cima dele e, no menu aberto, clique em “Fazer download”.

Cas prefira, clique com o botão dreito do mouse em cima do arquivo e escolha o item "Fazer download" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode utilizar o Google Drive para editar as suas planilhas do Excel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.